SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Quino, o pai da Mafalda, morreu hoje, aos 88 anos


     Triste notícia! Li agora há pouco, à tarde, que o argentino Quino, criador da questionadora Mafalda, morreu hoje. Descanse em paz! Mafalda é eterna!

Joaquín Salvador Lavado Tejón, o Quino, morreu aos 88 anos em Mendoza, sua cidade natal, para onde tinha retornado, da Europa, em 2017, após o falecimento de sua esposa. Não foi divulgada a causa da morte, mas a imprensa argentina informa que o artista sofreu, recentemente, um avc (acidente vascular cerebral) , o mesmo que levou também o meu pai, há três anos. Coincidência ou não, a sua mais famosa criação, a menina Mafalda completou ontem, dia 29 de setembro, 56 anos desde a publicação de sua primeira tirinha, na revista ‘Primera Plana’.

Eu gosto muito do humor inteligente e instigativo da Maflada, e tenho publicado aqui, no meu blog, várias de suas tirinhas. E li o livro ‘Toda Mafalda: da primeira à última tira’, que reúne 1930 delas, da primeira, em 1964, até a última, de 1973. Eu indiquei o livro aqui também, na seção de livros. Em 1973, Quino anunciou que não desenharia mais a personagem, e justificou como razão não conseguir fazer novas tirinhas de forma atual. Uma pena! Assunto não faltou desde então.

A Mafalda refletia sobre temas profundos, como o individualismo do ser humano, e refletia sobre os problemas políticos, como guerras, desarmamento e miséria no mundo. Por isso, atraiu um público adulto muito grande pelo mundo, onde foi traduzido para vários idiomas. Na foto, abaixo, ele aparece ao lado de sua criação, em estátua no bairro de San Telmo, Buenos Aires. Na Argentina. Meus pêsames, Mafalda! fr

Nenhum comentário: