SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Uma cidade apagada do mapa pelos nazistas durante a Segunda Guerra



        A pequena cidade de Lídice, na República Tcheca, antiga Tchecoslováquia, tem um monumento que chama a atenção para uma triste história, dentre tantas outras, ocorrida na Segunda Guerra Mundial. Em setembro de 1938, foi assinado o chamado ‘Acordo de Munique’, na Alemanha, entre os líderes Hitler; Benito Mussolini, da Itália; Arthur Chamberlain, do Reino Unido; e Édouard Daladier, da França.
        Com o pretexto de buscar a paz mundial, eles aceitaram a reivindicação alemã e desrespeitaram a autonomia tchecoslovaca, permitindo a ocupação daquele país por Hitler, em março de 1939. A Alemanha ocupou as regiões norte e oeste da sua fronteira com aquele país, a região dos Sudetos, onde viviam populações de origem alemã, mas, depois, dominou todo o país. 
        Um governo tchecoslovaco foi criado em Londres, com lideranças exiladas. A Tchecoslováquia somente veio a livrar-se do controle da Alemanha, com a sua derrota na guerra. Em 1942, o governo paralelo de Londres, com o apoio da inteligência britânica, enviou dois exilados à Tchecolosváquia com a missão de matar o seu interventor alemão, Reinhard Heydrich, uma das principais lideranças nazistas. 
        Os dois eram o eslovaco Josef Gabčík e o tcheco Jan Kubiš, que entraram no país saltando de paraquedas de um avião. Para a sua missão, conhecida como ‘Operação Antropoide’, eles contaram com o apoio da resistência no país. O atentado ocorreu em 27 de maio, quando Heydrich se dirigia, de carro, de sua residência para a sede do governo interventor, em Praga. 
        Gabčík tentou abrir fogo contra o nazista, mas sua submetralhadora não funcionou, o que gerou a reação de Heydrich, atirando em resposta. Kubiš atirou uma granada em direção ao carro, ferindo o interventor alemão com os estilhaços. Reinhard Heydrich foi hospitalizado, mas não resistiu aos ferimentos, morrendo no dia 4 de junho. 
        O oficial que o substituiu teve ordens diretas de Hitler de punir os responsáveis com o máximo rigor, gerando uma reação que ficou marcada pela crueldade alemã. Aproximadamente 1.500 tchecos foram mortos pelos nazistas. Josef Gabčík, Jan Kubiš e outros membros da resistência foram denunciados por um de seus membros. Eles foram encurralados em uma igreja católica, onde estavam escondidos e, após horas de combate, foram mortos.
 

        A represália alemã foi brutal, buscando ser exemplar para todos os outros países ocupados na Europa. No dia 10 de junho, a pequena cidade de Lídice sofreu um castigo à parte dos nazistas, que, em sua investigação, chegaram à conclusão que ela teria ajudado os autores do atentado. Todos os homens adultos foram executados e as mulheres e as crianças enviadas para campos de concentração, onde provavelmente acabaram morrendo; e os prédios foram explodidos. Lídice foi apagada do mapa para mandar um recado às outras resistências europeias. 
        Após o fim da Segunda Guerra e da ocupação alemã, a cidade de Lídice foi reconstruída. Atualmente, existe no local um memorial em bronze às crianças e adolescentes da região mortas nos campos de concentração. A escultura foi iniciada pela artista tcheca Marie Uchytilová em 1969, com recursos próprios, levando anos para dar prosseguimento à obra. Em 16 de novembro de 1989, ela faleceu, e o trabalho foi finalizado pelo seu marido, Jiří Václav Hampl, tendo sido concluído somente no ano de 2000. 
        Reinhard Heydrich foi o oficial nazista de maior patente a ser morto durante a Segunda Guerra Mundial. Ele foi um dos principais responsáveis pela perseguição à oposição a Hitler na Alemanha, e teve importante participação na execução do extermínio dos judeus na Europa. Era chamado por Hitler de “o homem com o coração de ferro”, e ficou conhecido também como o “açougueiro de Praga” pela sua crueldade.  fr
(Fontes de referência: Wikipedia, Revista Planeta 01/8/2019)

Nenhum comentário: