SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

sexta-feira, 16 de outubro de 2020

A antiga Praia de Santa Luzia é, hoje, um mar de concreto, prédios e carros

Na foto abaixo, eu estou em plena Avenida Antônio Carlos, no Centro do Rio de Janeiro, com a Igreja de Santa Luzia ao fundo. Eu estou pisando o que era, há mais de cem anos, a chamada praia de Santa Luzia. A outra foto, preto e branco, eu encontrei na internet, e é de 1917, mas, infelizmente, não é informado o seu fotógrafo. A praia de Santa Luzia começou a ser aterrada em 1922, com a derrubada do Morro do Castelo. Hoje, é um ‘mar’ de concreto, prédios e carros. Na reprodução do Google Maps, pode-se ter uma noção da distância atual da igreja até a água da Baía Guanabara; muita coisa foi aterrada. fr

 

Nenhum comentário: