SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

terça-feira, 20 de outubro de 2020

Antigas cédulas brasileiras e as personalidades homenageadas

Desde 1994, com a implantação do real, o Brasil só tem cédulas em que aparece a imagem simbólica da República no anverso e de animais da fauna brasileira no reverso. Mas, durante as décadas anteriores, eu me lembro das cédulas que tivemos que antecederam o real, e elas tinham no anverso os rostos de figuras históricas e da cultura nacional. Eu ainda tenho algumas que eu guardei (foto abaixo).

A única exceção do real foi a nota de 10 reais em plástico, lançada em 2000, ano da comemoração dos 500 anos do descobrimento do Brasil. A cédula teve a figura de Pedro Álvares Cabral. Eu vou postar aqui as cédulas a partir da década de 1970 (cruzeiro, cruzado, cruzado novo, novamente o cruzeiro e cruzeiro real). São cédulas das quais eu me lembro porque eu peguei esses períodos.

Nessa época, o Brasil passou por diferentes moedas, que iam e vinham, derrotadas pela hiperinflação. Com a mudança de moeda, as antigas cédulas recebiam um ‘carimbo’ impresso, atualizando o seu valor, e cortando os três últimos zeros. Por exemplo, a nota de dez mil cruzeiros passou a ser dez cruzados, em 1986. 

         Alguns dos homenageados nas cédulas são bem polêmicos. Em 1994, entrou em vigor a nova moeda, o real. Hoje, se o Brasil fosse voltar a usar imagens de figuras de brasileiros, acredito que seria bem difícil chegar a um consenso de quem poderia estampar as nossas notas de real. Quem poderia merecer essa homenagem, sem receber críticas de grande parcela do país? Com certeza, poucos. fr

Nenhum comentário: