SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

domingo, 25 de outubro de 2020

"Timeless"

          Assisti à série ‘Timeless’ através da plataforma da TV por assinatura que eu assino. O seu atrativo principal, para quem gosta de História, é o tema, viagem no tempo, o mesmo de uma série clássica da década de 1960, “O túnel do tempo”. Esta teve somente uma temporada, com 30 episódios, a ‘Timeless’ não foi muito diferente, teve duas temporadas curtas, a primeira com 16 episódios e a última com 12. 
          Os criadores de ‘Timeless’ são Eric Kripke e Shawn Ryan, e, de acordo com a imprensa, a NBC cancelou a série duas vezes. A primeira foi em 2017, retornando no ano seguinte devido aos fortes pedidos pelas redes sociais das pessoas que a acompanhavam nos Estados Unidos. Mas, os índices de audiência não foram satisfatórios e a série foi finalizada em 2018. Eu maratonei ‘Timeless’, e já estou assistindo mais uma vez ‘O túnel do tempo’, mais à frente vou comentar no meu blog sobre está série clássica. 
          Em ‘Timeless’, a empresa de Connor Mason (Malcolm Barrett) constrói secretamente uma máquina que possibilita viajar pelo tempo. Garcia Flynn (Goran Višnjić), ex-agente da Agência de Segurança dos Estados Unidos, invade e sequestra um dos dois protótipos da máquina do tempo, e o seu principal programador. 
          O seu objetivo era mudar a História, a fim de acabar com uma poderosa organização, chamada de Rittenhouse, que espalha os seus agentes por diferentes momentos históricos. Sua família foi assassinada por ela. Eu fiquei curioso para saber como ele conseguiu uma equipe para trabalhar com ele em algo tão perigoso. 
          Os seus capangas praticamente não abriam a boca, qual podia ser a motivação deles? Ajudar Garcia em sua luta pessoal para acabar com a Rittenhouse, após sua família ser morta? Valia morrer por isso? Claro, faz parte do show, só quis descontrair um pouco. 😊😊

                
      Para recuperar a máquina do tempo, a agente Denise Christopher (Sakina Jaffrey) convocou o sargento do Exército Wyatt (Matt Lanter), que se culpava pela morte de sua esposa; e a professora de História Lucy Preston (Abigail Spencer). A cada episódio, Wyatt, Lucy e o piloto Rufus Carlin (Malcolm Barrett) perseguiam Garcia por diferentes épocas históricas, tentando impedir que ele alterasse a História. 
         Ao longo das duas temporadas, ocorreram mudanças nos perfis de alguns personagens, que passaram de bons para vilões, e vice-versa. Por exemplo, no início, Garcia era visto como um terrorista, que desejava atingir os Estados Unidos, mas, depois, ele passou a trabalhar com a agente Denise. 
          Ao contrário de ‘O túnel do tempo’, em que a História não poderia ser alterada pelos dois viajantes, em ‘Timeless’, a mudança de um acontecimento podia afetar toda a linha de tempo. A irmã de Lucy simplesmente deixou de existir por conta disso, após uma das viagens no tempo. Em ‘Timeless’, todas as viagens foram ao passado, enquanto em ‘O túnel do tempo’ houve aventuras no futuro. 
          Outra comparação que eu faço entre essas duas séries é quanto aos personagens de ‘Timeless’, muito mais diversificados: há pretos e mais mulheres em destaque. Legal! E em ‘Timeless’, os períodos de tempo são escolhidos pelos viajantes, ao contrário da série clássica, em que os dois cientistas eram enviados aleatoriamente a diferentes épocas. 
          O último episódio de ‘Timeless’ mostrou os “finais” dos personagens, fechando a série, não vou contar para não estragar a surpresa de quem deseja assistir. Os produtores e atores ainda anunciaram que existia uma possibilidade que viesse a ser produzido um filme de uma estória com início, meio e fim, mas até hoje isto não se confirmou. 
          Eu gosto de filmes e séries com essa temática, mas já adianto que ainda prefiro ‘O túnel do tempo’, mesmo com os efeitos especiais da década de 1960, muito mais simples e menos elaborados.  fr

Nenhum comentário: