SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Rio elege seus vereadores e decide por 2º turno para a eleição do próximo prefeito

        A apuração da eleição de ontem sofreu um atraso de algumas horas. Como nós, brasileiros, já estamos acostumados a conhecer os resultados poucas horas depois do encerramento da votação, houve reclamações, principalmente nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. De acordo com o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral),  o atraso se deu por um problema técnico no computador que processa os totais de votos. Parece até praga do Donald Trump! kkkkkkk São 5.568 municípios em todo o país.

         No Rio de Janeiro, minha cidade, vai ter 2º turno. Infelizmente! E, o pior, o atual prefeito, Marcelo Crivella, conseguiu uma vaga, e vai disputar com o ex-prefeito Eduardo Paes quem comandará a cidade pelos próximos quatro anos. Daqui a duas semanas, vou repetir o meu voto, e torcer para que a maioria dos cariocas me ajude a nos livrar daquele que deve ser o pior prefeito que o Rio já teve nas últimas décadas, com certeza!

         E o candidato a vereador mais votado foi justamente o Tarcísio Motta, em quem eu votei. Em segundo lugar, ficou um dos filhos do presidente Jair Bolsonaro, Carlos Bolsonaro. Curiosamente, também os dois mais votados na eleição passada, há quatro anos, mas em posições invertidas. Carlos tinha conseguido 106.657 votos em 2016, mas nesta eleição, teve 71.000, ou seja, uma redução de cerca de um terço. E Tarcísio também teve uma redução de votos, mas bem menor: há quatro anos, recebeu 90.473, e ontem, 86.243.

         A abstenção nacional nesta eleição foi a maior desde 1996, com um índice de 23,14% no país; e de 37% no Rio de Janeiro. Claro, muito por conta da pandemia do coronavírus, mas, também, pela conhecida péssima qualidade dos nossos políticos. A imprensa destaca, também, o péssimo desempenho de Jair Bolsonaro como influenciador nesta eleição. Segundo eu li, dos 13 candidatos apoiados pelo presidente nas redes sociais, somente dois foram eleitos, e outros dois conseguiram ir para o 2º turno; nove perderam. O principal exemplo foi em São Paulo, em que o candidato Celso Russomano ficou em quarto lugar!  fr

Nenhum comentário: