Eu sempre gostei de assistir os comerciais na televisão, os bons comerciais, claro. E existem comerciais excelentes, que marcam épocas. No Brasil, faz-se uma confusão muito grande entre propaganda e publicidade. Eu me lembro que no tempo de faculdade de Comunicação, eu tive um professor que dizia que eram “a mesma coisa”, e que a distinção era assunto para muitos teóricos escreverem livros. O próprio dicionário Houaiss da Língua Portuguesa não é muito claro a respeito. Ao definir “publicidade”, informa ser “o mesmo que” propaganda. 😊😊😊😊
Não vou entrar mais a fundo nisso, até porque quem quiser se aprofundar a respeito pode facilmente encontrar muitos textos e livros tratando das diferenças entre as duas definições. Em termos gerais, publicidade está mais relacionada à finalidade de vender produtos, ligada à atividade comercial, buscando gerar lucros. A propaganda, por sua vez, seria mais ampla, abrangendo conceitos abstratos com a intenção de influenciar e difundir opiniões, conceitos ou ideologias, em áreas como a política, religião, eleitoral ou o esporte, por exemplo. O curioso é que o profissional da área é chamado de “publicitário”, designação que abrange tanto a publicidade quanto a propaganda.
Eu fiz questão de comentar a dificuldade de se estabelecer as diferenças conceituais dos dois termos porque vou inaugurar hoje mais um tópico do meu blog: Propaganda e publicidade. Aqui vou registrar, lembrar, comentar trabalhos dos profissionais dessas áreas que costumam andar juntas. Quem gosta e se interessa pelo assunto vai curtir. fr
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