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terça-feira, 12 de janeiro de 2021

Ford anuncia fim da produção no Brasil

     A montadora estadunidense Ford anunciou, ontem, o fim da produção de veículos no Brasil, após mais de cem anos em atividade em nosso país. Ao todo, são três fábricas, sendo que as localizadas em Camaçari, na Bahia, e Taubaté, em São Paulo, foram fechadas de imediato, mantendo apenas a produção de peças durante alguns meses para o seu estoque. A fábrica de Horizonte, no Ceará, será fechada no último trimestre deste ano. 
      Não há uma definição precisa quanto ao número de demissões que irão ocorrer, mas, segundo a imprensa, haverá cerca de cinco mil demissões no Brasil e na Argentina, que também passará por alguns ajustes, mas em menor escala, além de seguir produzindo. No Brasil, a Ford tem 6.171 funcionários em atividade. De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos, 830 perderão o emprego na fábrica paulista. 

      As justificativas da empresa para o fechamento de suas fábricas no Brasil são: a reestruturação global; a desvalorização das moedas na América do Sul; a pandemia e os seus reflexos nas economias em todo o planeta. A Ford é a quinta maior montadora do mundo, e foi a primeira a ser instalada no Brasil, em 1919. 
      A multinacional manterá em nosso país a sede administrativa para a América do Sul, o Centro de Desenvolvimento de Produto, na Bahia, e o seu campo de testes, em Tatuí, em São Paulo. E continuará vendendo os seus veículos aqui, mas importados principalmente do Uruguai e da Argentina. 
     O processo de reestruturação da Ford foi iniciado em 2018, e já houve demissões na Europa e nos Estados Unidos, além de fechamento de fábricas na Austrália e na França. No Brasil, a empresa já havia encerrado a produção de veículos em sua fábrica de São Bernardo do Campo, em São Paulo, no ano de 2019. Em dezembro do ano passado, a Mercedes-Benz pôs fim à produção na fábrica de Iracemápolis, em São Paulo, com 370 funcionários. 
      Hoje, o presidente Jair Bolsonaro contestou os reais motivos que levaram a Ford anunciar o fim da produção no Brasil: 
      “Mas o que a Ford quer? Faltou a Ford dizer a verdade, né? Querem subsídios. Vocês querem que eu continue dando 20 bilhões de reais para eles como fizemos nos últimos anos? Dinheiro de vocês, impostos de vocês, para fabricar carro aqui? Não! Perdeu a concorrência, lamento!” fr

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