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domingo, 7 de fevereiro de 2021

Campanha publicitária deu origem à "Lei de Gerson", que marcou o ex-jogador

      A campanha publicitária para os cigarros Vila Rica em 1976 é até hoje lembrada. Muito mais por ter marcado aquele que foi contratado para fazer o testemunho, e, assim, estimular a venda do produto: Gerson, campeão mundial de futebol no México, em 1970. No anúncio, ele exalta as “qualidades” dos cigarros, diz que é também mais barato, e finaliza afirmando que “gosto de levar vantagem em tudo!”. 
     Com o tempo, a expressão passou a ser associada a atitudes antiéticas, desonestas, quando a pessoa se aproveita para conseguir vantagens ilícitas em proveito próprio, sendo batizada de “Lei de Gerson”. Eu já ouvi o próprio ex-jogador, atualmente comentarista, contestar a imagem que associaram a ele, inclusive dizendo que ele fez a propaganda como um artista que interpreta um papel em uma novela ou em um filme. 
     De fato, é errado querer “grudar” em uma pessoa uma imagem negativa somente porque ela fez um anúncio de um produto, destacando as vantagens de comprar algo pelo melhor preço. Essa, com certeza, foi a intenção da campanha publicitária, produzida pela agência Caio Domingues & Associados. Mas, não se pode dar um testemunho pessoal, usando a sua imagem, com o intuito de vender um produto, dando a desculpa que está “interpretando” um papel. Não, mesmo! 
     As pessoas têm que ter mais responsabilidade no momento em que aceitam fazer campanhas publicitárias que vão influenciar milhares, milhões de pessoas, principalmente os mais jovens. Afinal, estão sendo pagos para isso, e não podem colocar o dinheiro acima da responsabilidade que eles devem ter como formadores de opinião. Assista ao comercial, abaixo. fr

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