SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

sexta-feira, 26 de março de 2021

Brasil e o mundo, de novo, enfrentando pandemia de vírus

       O Brasil e o mundo estão sendo atingidos pelo coronavírus há mais de um ano. Cerca de três milhões de pessoas já morreram vítimas da Covid-2019 no mundo, e o Brasil, lamentavelmente, é o segundo país mais atingido, com pouco mais de 300 mil mortes, atrás somente dos Estados Unidos, com cerca de 544 mil mortes. Em 1918, o mundo enfrentou a chamada Gripe Espanhola, que matou, até 1920, 50 milhões de pessoas.
     O mundo, à época, era bem diferente, claro, as comunicações muito mais difíceis, os transportes menos desenvolvidos, e as condições de higiene e saneamento muito piores. Mas, no início do século passado, as autoridades brasileiras também demoraram a tomar as medidas corretas, como o distanciamento social, por exemplo. O Rio de Janeiro era a capital do país, e o então presidente Rodrigues Alves morreu, vítima da Gripe Espanhola, após ter sido reeleito. Em seu lugar, assumiu o vice, Delfim Moreira.
       A chamada ‘Gripe Espanhola’ foi uma pandemia do vírus influenza, e, apesar do nome pelo qual ficou conhecida, não teve início na Espanha, mas, provavelmente, em campos de treinamento nos Estados Unidos. À época, o mundo estava envolvido na Primeira Guerra Mundial. As imprensas dos países envolvidos mais diretamente foram censuradas, e a da Espanha, como era um país neutro, foi a que noticiou com mais destaque o assunto, daí, a associação.
       No Brasil, estima-se que a Gripe Espanhola provocou a morte de 35 mil pessoas. E, de acordo com os historiadores, o vírus chegou ao país através de um navio inglês, que partiu da Inglaterra, passou por Lisboa, em Portugal, Recife, Salvador, e, por último, Rio de Janeiro. Atualmente, com a facilidade do deslocamento das pessoas pelo mundo, o coronavírus teve condições de se espalhar mais fácil e rapidamente pelos países. fr

Nenhum comentário: