SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

quarta-feira, 14 de abril de 2021

Dica de filme: "Central do Brasil"

CENTRAL DO BRASIL
Co-produção Brasil, França; 1998, Drama
Direção: Walter Salles
Com: Fernanda Montenegro, Vinicius de Oliveira, Marília Pêra, Othon Bastos
      Ótimo filme. Dora (Fernanda Montenegro) é uma professora aposentada que, para complementar a sua renda, atende pessoas analfabetas na movimentada estação da Central do Brasil, no Rio de Janeiro, cobrando para escrever cartas para elas. Uma dessas clientes é Ana (Sôia Lira), com o filho Josué (Vinicius de Oliveira, em seu primeiro trabalho artístico), que pede que escreva ao marido dela, no Nordeste, dizendo que os dois gostariam de vê-lo. Mas, ao sair da estação, Ana é atropelada por um ônibus, deixando o menino órfão e vagando pela Central do Brasil.
      Dora leva Josué para a sua residência, e, por indicação de um conhecido, o conduz até um casal, recebendo uma quantia em troca, acreditando que ele seria encaminhado para adoção no exterior. Uma amiga alerta que, na realidade, o menino seria vendido para o mercado ilegal de crianças, e, arrependida, Dora retorna ao apartamento do casal, fugindo com o garoto, e levando-o de ônibus para a cidade onde mora o pai.
      O filme foi um sucesso de público e de crítica mundial, vencendo o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro, o Urso de Ouro de Melhor Filme no Festival de Berlim e recebendo a indicação de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar de 1999. Fernanda Montenegro recebeu a primeira indicação ao Oscar de Melhor Atriz Principal a uma artista latino-americana. Ela foi premiada com o Urso de Prata de Melhor Atriz no Festival de Berlim, além de ser indicada ao Globo de Ouro de Melhor Atriz em Drama.
      Curiosidades: O diretor Walter Salles conheceu Vinicius de Oliveira quando o menino trabalhava de engraxate na Central do Brasil, e o convidou para fazer um teste para o papel de Josué, junto com outros 1500 concorrentes. Ao sentar à mesa para gravar as cenas na estação da Central do Brasil muitas pessoas foram até ela para pedir-lhe que escrevesse cartas, acreditando que fosse um serviço real; algumas dessas cenas foram usadas no filme. fr

Nenhum comentário: