SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

quinta-feira, 28 de outubro de 2021

FIFA é condenada a indenizar brasileiro criador do spray para barreiras


      A FIFA foi condenada a indenizar o brasileiro Heine Alleigmane pelo uso indevido do spray aplicado pelos árbitros para marcar o local onde as barreiras deverão ser formadas, e evitar que se adiantem. A decisão foi da 14ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e o valor da indenização ainda será definido; a FIFA ainda pode recorrer.
      Heine criou e patenteou o spray em mais de 40 países, e teve o seu invento usado em vários campeonatos pelo mundo, inclusive na Copa do Mundo do Brasil, em 2014, quando a FIFA lhe prometeu adquirir os direitos da patente por um valor milionário, o que acabou não ocorrendo. Então, ele entrou com um processo em 2017, perdendo em primeira instância, e teve a decisão favorável em segunda instância recentemente. O brasileiro lamenta a atitude da FIFA:
       “A história do spray seria outra se não fosse a vergonhosa ambição da FIFA. Eu não fiz isso para vender latinhas. Fiz um projeto que soluciona um dos maiores problemas do futebol há mais de um século. Se a FIFA reconhece desde o começo, seria inspirador para o próprio futebol. É rara uma invenção que vai ao encontro da regra, que não muda, mas reafirma a regra.”
      Heine Alleigmane deverá receber uma indenização pelo uso indevido do seu spray desde o ano de 2012, e o valor pedido inicialmente pelo seu advogado é de 50 milhões de reais, devendo ser atualizado. fr 

Nenhum comentário: