SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

terça-feira, 10 de maio de 2022

Camisa de Maradona do gol com "mão de Deus" é leiloada por 45 milhões!😱

     A casa de leilões Sotheby’s, em Londres, vendeu na quarta-feira passada, dia 4, a camisa usada por Diego Maradona na vitória da Argentina sobre a Inglaterra pelo Mundial de 1986 por 7.142.500,00 de libras (o equivalente a 45.208.450,00), novo recorde para objetos esportivos. O comprador não teve o seu nome divulgado, mas o lance foi feito do Oriente Médio. A Argentina venceu a Inglaterra por 2x1, pelas quartas de final, no Estádio Azteca, no México, e Maradona fez os dois gols no segundo tempo.
      Aos seis minutos, o argentino subiu para disputar com o goleiro inglês e mandou a bola para as redes com a mão; depois, ele disse que fez o gol com “a mão de Deus”. O segundo gol foi marcado aos dez minutos, em um golaço em que Maradona se livrou de cinco jogadores, incluindo o goleiro. Este foi apontado em uma votação pela internet, realizada pela Fifa durante o Mundial de 2002, organizada pelo Japão e pela Coreia do Sul, como o gol mais bonito em Mundiais do século 20. Como naquela época, não existia o VAR, não adiantaram as reclamações dos ingleses; a Argentina avançou, vencendo a Bélgica na semifinal e a Alemanha Ocidental na final, tornando-se campeã.

      A camisa esteve na posse do ex-jogador Steve Hodge, meio-campo que atuou pela Inglaterra no Mundial de 1986, com quem Maradona teria trocado de camisa. Foi ele que, ao tentar interceptar o ataque argentino, acabou por chutar a bola para o alto e para trás, em direção ao goleiro, propiciando a disputa em que Diego subiu para fazer o gol com a mão. A primeira filha de Maradona, Dalma, no entanto, nega que a camisa leiloada tenha sido a usada pelo pai para fazer os dois gols, no segundo tempo: “Conhecendo papai, sei que ele não deu essa camisa para ninguém”. E a sua mãe, Claudia Villafañe, lamentou a atitude de Steve Hodge: “Não se faz isso com a simples gentileza entre esportistas, a não ser que este valor seja para caridade”.
      A Sotheby’s, porém, manteve a realização do leilão, afirmando ter confirmado a autenticidade da camisa como sendo a usada por Maradona no segundo tempo. A camisa de Maradona foi muito disputada, e um empresário argentino teve o seu lance superado faltando apenas 17 segundos para o término do leilão, que teve o seu início no dia 20 de abril. Maradona é apontado por muitos como o melhor jogador argentino de todos os tempos, e um dos melhores do mundo. Ele faleceu recentemente, no dia 25 de novembro de 2020, após uma parada cardiorrespiratória, aos 60 anos. fr

Nenhum comentário: