SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

quarta-feira, 18 de maio de 2022

Libra: liga do futebol brasileiro pode sair do papel

     Os clubes brasileiros estão discutindo a criação da Liga do futebol brasileiro, com a participação de representantes da Primeira e Segunda Divisões. No dia 3 de maio, dirigentes de oito clubes assinaram um documento que teve por objetivo iniciar a formação da Libra (Liga do Futebol Brasileiro). São eles o Red Bull Bragantino, Palmeiras, São Paulo, Corinthians, Santos, Cruzeiro, Flamengo e Ponte Preta. Posteriormente, o Botafogo e o Vasco da Gama aderiram ao projeto.
    Atlético Paranaense e outros já se posicionaram contra a divisão dos recursos entre os filiados. Pela proposta inicial, a divisão seria de 40% igualitários, 30% proporcionais ao resultado esportivo e 30% à audiência, torcida nos estádios e participação em redes sociais. A contraproposta seria de 50%, 25% e 25%. A criação de uma liga nacional para organizar os campeonatos no Brasil é um desejo antigo, mas nunca se chegou a um consenso. A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) continuaria cuidando da seleção.
     O futebol brasileiro é o mais vitorioso e tem os melhores jogadores, e tem um potencial enorme para ser o mais rentável do mundo. Atualmente, a Champions League da Europa paga ao campeão um total de 19 milhões de euros, o correspondente a pouco mais de 100 milhões de reais, na cotação de hoje. Para se ter uma ideia, a Copa do Brasil paga ao campeão um total de 73 milhões de reais ao final da competição. Ou seja, um valor bem próximo, mas sem a badalação que a Champions tem. Se houver organização e seriedade na Libra, com certeza o futebol brasileiro tem tudo para se tornar o mais atraente em termos de rentabilidade, e os seus campeonatos os mais assistidos pela televisão no mundo. fr

Nenhum comentário: