SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

quinta-feira, 12 de maio de 2022

Mulher compra busto em brechó e descobre ser da Roma antiga, com 2000 anos

      Uma mulher comprou um busto da Roma antiga, com aproximadamente 2000 anos de existência, em uma loja de produtos usados no Texas, nos Estados Unidos, por 34,99 dólares, o correspondente a 179,28 reais, nos valores de hoje. O busto de mármore é do século I a.C. ou do primeiro século d.C. (fonte: G1), e fez parte do acervo do Museu de História de Pompejanum, em Aschaffenburg, na Alemanha, atingido por bombas durante a Segunda Guerra Mundial.
      A colecionadora de arte Laura Young conta que encontrou o busto de mármore em um brechó em 2018, e somente teve conhecimento de sua importância após consultar especialistas. A obra de arte deve ter saído da Alemanha através de um soldado estadunidense:
      “Sabemos que muitos dos objetos [no museu] foram destruídos na campanha de bombardeio dos Aliados ou saqueados depois. Infelizmente, neste caso, pode ter sido um soldado dos EUA que o saqueou ou comprou [o busto] de alguém que saqueou o objeto.” (fonte: Revista Galileu)
      Os historiadores não conseguem precisar quem tenha sido retratado no busto, podendo ser Drusus Germanicus , irmão do imperador Tibério, ou um dos filhos de Pompeu, o grande. Com a orientação de um advogado especializado em Direito Internacional da Arte, Laura Young fez um acordo para a devolução do busto histórico à Alemanha, garantindo a sua permanência por um ano no Museu de San Antonio, no Texas. fr

Nenhum comentário: