SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

sábado, 14 de maio de 2022

Restauração desastrosa atrai turistas para pequena cidade da Espanha

      Se tem uma situação em que o ditado “há males que vêm para o bem” pode ser empregado é a restauração mal feita pela senhora espanhola do afresco ‘Ecce Homo’, do pintor Elías García Martínez, em 2012. Cecilia Giménez tentou restaurar a pintura de Jesus Cristo, mas o resultado foi um desastre, desfigurando completamente o trabalho, originariamente feito no início do século 20.
      Mas, se por um lado ela desfigurou a obra, por outro, ela colocou o pintor e a sua cidade, a pequena cidade de Borja, com apenas pouco mais de cinco mil habitantes, na província de Saragoça, na Espanha, em evidência mundial. Turistas do mundo inteiro passaram a visitar Borja para conhecer e tirar fotos ao lado da desastrosa restauração, na igreja do Santuário da Misericórdia, movimentando a economia local. E o pintor Elías García Martínez (1858-1934) passou a ter um reconhecimento que, em vida, nunca teve.
      Os amantes da arte podem não ter gostado nada da péssima qualidade do trabalho da restauradora amadora, mas, com certeza, os comerciantes e donos de restaurantes, pousadas e pequenos hotéis estão muito agradecidos. Cecilia Giménez fez a “restauração” para ajudar a igreja, sem cobrar nada, mas, após o resultado virar motivo de piada no mundo inteiro, diz que sofreu muito e chegou a ficar mais de um ano sem entrar na igreja. Hoje em dia, ela é homenageada pela prefeitura e virou personalidade local, sendo procurada pelos turistas para tirar fotos. fr

Nenhum comentário: