SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

sexta-feira, 16 de setembro de 2022

Por que Porto Rico usa a sua bandeira nas Olimpíadas se não é um país independente?


     A situação de Porto Rico sempre me despertou uma grande curiosidade. Se Porto Rico não é um país independente, mas subordinado aos Estados Unidos, por que disputa competições esportivas oficiais, como Olimpíadas e Pan-Americanos, com a sua própria bandeira? Porto Rico é um arquipélago localizado no Caribe, foi uma colônia espanhola até 1898, quando passou ao domínio dos Estados Unidos após a sua vitória na guerra contra a Espanha, e a partir de 1917 os porto-riquenhos passaram a ter cidadania estadunidense.
      Em 1952, Porto Rico passou à condição de “Estado Livre Associado”, podendo eleger um governador, mas com poderes muito limitados, não podendo decidir questões como moeda, defesa, relações exteriores e comércio exterior, ainda subordinadas a Washington. Até mesmo imigração e alfândega são regidas pelas leis dos Estados Unidos, o que obriga a quem deseja ir a Porto Rico requerer visto de entrada em um consulado daquele país. Mas, os porto-riquenhos não necessitam de visto para entrar nos Estados Unidos, porém, não têm direito a votar nas eleições dos EUA. Ou seja, é um Estado “Livre”, mas nem tanto.
      Porto Rico não é independente, porém também não é considerado um dos estados dos EUA, como acontece com o Havaí, que foi invadido e anexado em 1898, e tornou-se o seu 50º estado em 1959. Os porto-riquenhos também não têm direito a voto nas eleições dos Estados Unidos, a menos que tenham residência legal naquele país. A população residente em Porto Rico é de cerca de 3,4 milhões de pessoas, quase metade vivendo em péssimas condições de vida, mas outros mais de 4,5 milhões de porto-riquenhos vivem nos Estados Unidos.
      A situação econômica se agravou com os mais recentes furacões em Porto Rico, que devastaram parte do território, causando milhares de mortes. Os idiomas oficiais em Porto Rico são o espanhol, predominante, e o inglês. Outros territórios não incorporados aos EUA são Guam, Samoa Americana, Ilhas Virgens Americanas e Ilhas Marianas do Norte. Há anos, são realizados referendos populares em Porto Rico sobre o território deve ou não se tornar um estado dos EUA, alguns com a maioria da população demonstrando ser favorável.
      Partidos de oposição defendem a declaração da independência, criticando Washington por não oferecer a ajuda necessária quando ocorrem tragédias naturais, como furacões. Porém, é o Congresso estadunidense quem deve decidir a alteração de status, e ele nunca se interessou em fazê-lo. Os atletas nascidos em Porto Rico podem optar por tentar os índices exigidos para competir internacionalmente defendendo a sua bandeira ou a dos Estados Unidos. A primeira participação com equipe própria de Porto Rico nos Jogos Olímpicos, por exemplo, ocorreu em 1948; a do Brasil se deu em 1920.
      Outra situação curiosa é a dos países do Reino Unido (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte). A FIFA, órgão máximo do futebol mundial, autoriza a participação de cada país individualmente na Copa do Mundo e na Eurocopa de seleções. Já os Jogos Olímpicos, eles disputam com uma única equipe, a da Grã Bretanha; mas os atletas da Irlanda do Norte podem optar por representar a equipe unificada das duas Irlandas, junto com a Irlanda republicana e independente. Curiosidades interessantes que eu divido com vocês! Dados apurados na Wikipédia e em https://exame.com/mundo/por-que-porto-rico-ganhou-medalha-se-faz-parte-dos-eua/, de 08/8/2021. fr

Nenhum comentário: