SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

Argentina conquista 3º título Mundial e empata com o Pelé, mas continua atrás do Brasil


        O Mundial do Catar acabou ontem, e deu a Argentina sobre a França, após um empate por 2x2 no tempo normal, outro empate por 1x1 na prorrogação e 4x2 na disputa na marca do pênalti. Eu não torci a favor, nem contra nenhuma das duas seleções, torci para que a decisão fosse para a disputa na marca do pênalti, o que aconteceu. Foram 32 seleções no Mundial, 64 jogos e um recorde de 172 gols marcados.
        Principais prêmios individuais da FIFA: o francês Kylian Mbappé recebeu a Chuteira de Ouro (artilheiro com oito gols); o argentino Lionel Messi a Bola de Outro (melhor jogador); e o argentino Emiliano Martínez a Luva de Ouro (melhor goleiro). O Brasil terminou apenas na sétima colocação. Messi consagrou-se no time dos maiores ídolos do mundo; Neymar e Cristiano Ronaldo podem ter se despedido de Mundiais. Se for o caso, torço para que surjam substitutos à altura, principalmente para o Brasil, com técnica e, também, profissionalismo e liderança, qualidades que sempre faltaram ao Neymar.
        A seleção brasileira dominou as eliminatórias da América do Sul, terminando com folga em primeiro lugar e invicto. A Argentina, por sua vez, estreou mal no Mundial, perdendo para a Arábia Saudita. Eu cheguei a comentar no meu blog que não concordava com os jornalistas e os torcedores que comemoraram cedo demais após essa derrota, porque era apenas a primeira rodada da fase inicial, tinha muita coisa para acontecer. E deu no que deu!
        A classificação final do Mundial do Catar: 1º - Argentina; 2º - França; 3º - Croácia; 4º - Marrocos; 5º - Holanda; 6º - Inglaterra; 7º - BRASIL; 8º - Portugal; 9º - Japão; 10º - Senegal; 11º - Austrália; 12º - Suíça; 13º - Espanha; 14º - EUA; 15º - Polônia; 16º - Coreia do Sul; 17º - Alemanha; 18º - Equador; 19º - Camarões; 20º - Uruguai; 21º - Tunísia; 22º - México; 23º - Bélgica; 24º - Gana; 25º - Arábia Saudita; 26º - Irã; 27º - Costa Rica; 28º - Dinamarca; 29º - Sérvia; 30º - País de Gales; 31º - Canadá e 32º - Catar.
        O próximo Mundial será disputado daqui a quatro anos, em 2026, e terá três países-sedes pela primeira vez: os Estados Unidos, onde provavelmente será disputada a final, o México e o Canadá. Será também o primeiro Mundial com 48 seleções. Ano que vem já começam as eliminatórias, ou seja, começa tudo de novo. Quem viver verá! fr

Nenhum comentário: