SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

Dica de filme: "Disque M para Matar" (1954)

DISQUE M PARA MATAR (“Dial M for murder”)
EUA, 1954, Suspense
Direção: Alfred Hitchcock
Com: Ray Milland, Grace Kelly, Robert Cummings, Anthony Dawson
        Baseado na peça de teatro de Frederick Knott, responsável pelo roteiro. É um dos meus filmes preferidos de Hitchcock, já assisti algumas vezes. Em Londres, o oportunista ex-tenista profissional Tony Wendice (Ray Milland) casou-se por dinheiro com a milionária Margot (Grace Kelly). Depois de descobrir que ela o está traindo com o escritor estadunidense Mark Halliday (Robert Cummings), Tony elabora o que considera ser um “crime perfeito” para matar a esposa e receber a sua herança, antes que ela terminasse o casamento.
     Tony chantageia Lesgate (Anthony Dawson), um ex-colega que realizara um desfalque nos tempos de faculdade que resultou na punição de um funcionário inocente. Ele faz com que Lesgate segure uma carta do amante da sua esposa, que ele próprio roubou, para que fiquem marcadas suas digitais e se torne suspeito de estar chantageando Margot. E oferece mil libras para que ele a mate. De acordo com o seu plano, para garantir o seu álibi Tony sai com Mark para jantar com amigos, enquanto Lesgate entra no apartamento pegando a chave da esposa que ele tirara de sua bolsa e a deixara sobre um dos degraus do prédio.
        Tony combina de telefonar às onze horas para que Margot acorde e vá atender ao telefone na sala, onde seria surpreendida e morta pelo ex-colega. Depois, ao sair, Lesgate simularia um arrombamento para que a polícia chegasse à conclusão de um latrocínio, deixando a chave onde estava, na escada, para que Tony a recolocasse na bolsa da esposa. Mas, a reação da esposa ao tentar se defender do ataque leva a uma reviravolta, e faz com que o investigador Hubbard (John Williams) procure apurar o que realmente ocorreu.
        Uma das marcas do diretor Hitchcock é fazer rápidas aparições em seus filmes, e neste ele aparece em uma foto dos tempos de escola, junto com Tony e Lesgate, muito criativo! 😄😄😄 Este foi o primeiro de três filmes em que a atriz estadunidense Grace Kelly trabalhou com Hitchcock, os outros dois foram “Ladrão de Casaca” e “Janela Indiscreta” (este eu já comentei aqui no meu blog). Em abril de 1956, ela casou-se com o príncipe de Mônaco, Rainier III, tornando-se princesa e deixando de vez uma curta, mas premiada carreira de atriz. O principado de Mônaco é uma cidade-Estado soberana localizada ao sul da França, segundo menor Estado do mundo, atrás somente do Vaticano, e não tem rei ou rainha, somente príncipe e princesa.fr  

Nenhum comentário: