SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

terça-feira, 4 de abril de 2023

O livro "O Gênio do Crime" também tem filme

       Eu já comentei aqui no meu blog o excelente livro “O Gênio do Crime”, de João Carlos Marinho, lançado em 1969, e o recomendo mais uma vez. Recentemente eu descobri que tem um filme baseado no livro: “O detetive Bolacha contra o gênio do crime”, de 1973, eu não sabia. Assisti ao filme e é indicado para o público mais novo. Crianças colecionam as figurinhas de um álbum com os principais jogadores brasileiros da época, e o prêmio para quem o completasse era uma bola e o jogo completo de 11 camisas infantis do seu clube de coração.
       Evidentemente, a editora do álbum limitava a impressão de algumas figurinhas, as chamadas “difíceis”, para controlar a quantidade de ganhadores. Essas figurinhas eram as do Pelé, Rivelino, Dirceu Lopes, Jairzinho, Leivinha, Tostão e Claudiomiro. Mas, uma fábrica clandestina passou a falsificar essas figurinhas difíceis e a vendê-las bem mais caro no mercado negro, o que fez com que um grande número de crianças conseguisse completar seus álbuns. A fábrica do álbum não conseguiu pagar os prêmios para todas as crianças, que ficaram revoltadas, atacando a sua sede.
    Um dos meninos, Edmundo, evita que o prédio fosse depredado, e o proprietário, seu Tomé (Older Cazarré), lhe pede ajuda para evitar a falência e descobrir quem estava falsificando as suas figurinhas, já que a polícia não conseguiu. Edmundo e os amigos Bolacha e Pituca passam a investigar por conta própria, perseguindo o cambista que vendia as figurinhas no Centro de São Paulo. Durante a ausência de seu Tomé, quando este teve problemas de saúde, o seu substituto contrata um famoso detetive escocês, conhecido como “detetive invicto”, por jamais ter deixado de descobrir a autoria de um crime.
        Os meninos e o escocês competiram para saber quem descobriria primeiro o esconderijo do “Gênio do Crime”, interpretado por Luiz Carlos Arutin. Eu me lembro dele e do ator Abrahão Farc, que fez o diretor do colégio, de novelas que eu vi quando criança, na TV Bandeirantes. O filme mostra os carros antigos da década de 1970, principalmente muitos Fuscas, e a roupa usada è época, com calças “boca de sino” multi coloridas. O filme é para assistir com as crianças, uma diversão garantida, mesmo não sendo uma produção com muito investimento. Infelizmente, não é exibido na televisão, nem mesmo no Canal Brasil, não sei por quê.
        Eu mesmo somente tive conhecimento dele por acaso, lendo uma postagem no facebook. Quem quiser assistir basta procurar no Youtube. Os nomes dos atores crianças não são identificados pelos seus personagens, mas pelo que eu pesquisei são Arlindo Paulino, o Bolacha; Fernando Uzeda, o Edmundo; e Antonio Claudio, o Pituca. Eu desconheço se eles deram continuidade à carreira artística, não encontrei informação na internet. O diretor é Tito Teijido, cujo nome, curiosamente, está escrito com D no pôster, que tem a ilustração de Ziraldo, e o roteiro é do próprio autor do livro e de Teijido.
       “O Gênio do Crime” vendeu em torno de 1,2 milhão de exemplares e foi o primeiro de 13 livros da série da ‘Turma do Gordo’. João Carlos Marinho (1935-2019) recebeu, em 1982, o Prêmio Jabuti de Literatura Juvenil com o livro “Sangue Fresco” e o Grande Prêmio da Crítica da APCA (Associação Paulista de Críticos Teatrais) com o livro “Berenice Detetive”; e em 1988 o Prêmio Mercedes-Benz de Literatura Infantojuvenil. fr

Nenhum comentário: