SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

domingo, 7 de maio de 2023

Rei Charles III é coroado com muito luxo e ostentação, em um espetáculo anacrônico em pleno século 21


       Após quase oito meses da morte da rainha Elisabeth II, foi realizada ontem, na Abadia de Westminster, em Londres, a coroação do filho Charles III, aos 74 anos, como novo rei do Reino Unido. Na oportunidade, a rainha Camila também foi coroada. O “novo” rei é o de mais idade a assumir o trono do Reino Unido. A cerimônia foi transmitida ao vivo para grande parte do mundo, e teve a presença de mais de dois mil convidados “ilustres”, incluindo vários governantes, entre eles, o presidente brasileiro, Lula. As pessoas chamadas “comuns”, claro, ficaram do lado de lado assistindo e tirando fotos para, depois, dizerem que “estavam lá”, pura vaidade humana.
        Em minha opinião, a coroação é um espetáculo anacrônico em pleno século 21. Assistir a seres que são considerados e se consideram especiais e acima dos demais chega a ser absurdo e ridículo. Rei, rainha, príncipes, duques etc. vestindo roupas cheias de ornamentos; mantos; além das coroas; cetros; muitos diamantes; condecorações duvidosas no peito; carruagens; enfim, um luxo exagerado e que afronta a situação da enorme maioria da população britânica e mundial. E o custo de tudo isso é enorme, estimado em mais de 624 milhões de reais.
       Os defensores desta tradição sem sentindo no mundo atual, alegam que esses eventos atraem muitos visitantes e, consequentemente, dinheiro para o setor do turismo. Mas, se a monarquia acabasse no Reino Unido, como já acabou em tantos outros lugares, duvido muito que as pessoas deixassem de visitá-lo. Os palácios britânicos poderiam ser transformados em museus e em centros culturais, e, com certeza, iriam atrair milhares de turistas. A manutenção de tantos privilégios para uma família custa também muito caro.
        Não se justifica que uma família tenha a seu dispor tudo de bom e do melhor, como atendimento médico, educação, deslocamento, segurança e conforto pessoal, tudo pago pela população dos países do Reino Unido. Afinal, todos não são iguais perante a lei? Por que tantos privilégios para uns poucos, enquanto todo o restante da população, os “plebeus”, têm que trabalhar para pagar suas contas e usufruir de uma realidade infinitamente inferior? Faz sentido, nos dias de hoje, as pessoas se curvarem para outras, e prestarem vassalagem, como inferiores? Já passou da hora de se acabar de vez com todas as monarquias ainda existentes no mundo, mesmo as constitucionais. Por um mundo mais justo e igual. fr 

Nenhum comentário: