SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

segunda-feira, 17 de julho de 2023

O Parque do Ibirapuera é considerado um dos principais parques públicos do mundo

.

    Eu tirei duas semanas de férias em maio, e aproveitei alguns dias para passear em São Paulo. Conheci o mais famoso parque urbano da cidade, o Ibirapuera, fazendo o Ibiratour, percorrendo os seus 1.584.000m² em um carrinho elétrico, com a guia turística Julia, muito simpática e atenciosa. O preço do serviço é de 25 reais e levou 40 minutos. O parque está localizado em torno das avenidas Pedro Álvares Cabral, República do Líbano e Quarto Centenário, na zona Sul da cidade. Ele foi inaugurado em 21 de agosto de 1954, durante as comemorações do quarto centenário da cidade, portanto, no ano que vem completará 70 anos. Durante esse tempo, muita coisa foi incorporada à estrutura original, como o Auditório, inaugurado em 2005.
    A entrada para o parque é gratuita, somente é cobrada a visita a alguns dos seus atrativos, como o MAM (Museu de Arte Moderna) e o Planetário, por exemplo. O Parque do Ibirapuera tem muita coisa para fazer e visitar, com uma diversificada oferta de atividades culturais, esportivas e de lazer. Entre outras, além do MAM e do Planetário, têm o Auditório; o Pavilhão Lucas Nogueira Garcez, mais conhecido como ‘Oca’, utilizado para exposições; lagos artificiais interligados; o Museu Afro Brasil; e o Viveiro Manequinho Lopes, que distribui mudas para as ruas da cidade. Outras atrações: quadras poliesportivas; brinquedos infantis; aluguel de bicicletas e triciclos para crianças e famílias; estacionamento; aparelhos de ginástica; e, claro, banheiros e uma extensa área para fazer caminhadas, corridas e piqueniques.
    No Pavilhão Ciccillo Matarazzo, ocorre a Bienal Internacional do Livro. Saindo pelo portão 1, e atravessando a Avenida Pedro Álvares Cabral, tem o Obelisco e o Mausoléu aos Mortos da Revolução Constitucionalista de 1932, do qual eu vou comentar outro dia. E próximo ao portão 9, tem o Monumento às Bandeiras, expedições que desbravaram o interior do país, buscando metais preciosos e indígenas para serem escravizados. No Parque do Ibirapuera, existem mais de 530 espécies de plantas e 350 de animais, entre eles, 229 espécies de aves, 12 de peixes, 45 de borboletas, 14 de répteis e anfíbios e 17 de mamíferos diversos, como morcegos e gambás.
    O Parque do Ibirapuera tem sido destacado como um dos mais importantes parques do mundo por órgãos de imprensa estrangeiros. De acordo com dados oficiais, recebe aproximadamente 15 milhões de visitantes por ano e mais de 150 mil visitantes por fim de semana. É o parque mais visitado da América Latina. O local foi habitado por tribos indígenas até a chegada dos portugueses e iniciar a colonização na região. O nome Ibirapuera significa “árvore apodrecida” em tupi-guarani, já que à época o local era um pântano. No início do século 20, ele era conhecido como Várzea de Santo Amaro, tendo sido dividido em lotes, onde foram construídas várias chácaras.
    A ideia de transformar a região em um grande parque surgiu em 1926, com o prefeito José Pires do Rio, que, para isso, deu início às incorporações necessárias. Ao longo do tempo, foram apresentados vários projetos para o novo parque até a aprovação do escolhido, com a parte arquitetônica sob responsabilidade de Oscar Niemeyer; a área estrutural com o engenheiro calculista Joaquim Cardozo à frente; e os jardins desenhados pelo paisagista Otávio Augusto Teixeira Mendes, com ideia inicial de Roberto Burle Marx. O Parque do Ibirapuera é tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Ele abre às 5 horas da manhã e fecha às 23 horas, e, atualmente, a sua administração é terceirizada. Veja algumas fotos que eu tirei e o vídeo mostrando um pouco do passeio no Ibiratour. fr

Nenhum comentário: