SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

quinta-feira, 31 de agosto de 2023

Neymar aparece com crucifixo em plena ditadura da Arábia Saudita e mostra a importância do respeito à diversidade

        Neymar é mais um jogador de futebol que se rende aos milhões oferecidos pela ditadura da Arábia Saudita. Ele vai receber 160 milhões de euros por ano, o equivalente a 853 milhões de reais, só de salário. Neymar vai receber o terceiro maior salário do mundo do futebol, atrás apenas de Cristiano Ronaldo e Benzema, os dois também atuando na Arábia Saudita, assim como oito dos dez maiores salários do mundo. Isso só de salário, sem contar o que Neymar vai ganhar por fora, em premiações, propagandas e outros contratos.
        Eu já comentei aqui no meu blog sobre o assunto. Cada um faz o que quer da sua vida, pessoal e profissional, desde que não prejudique ninguém. É querer exigir muito que esses jogadores tenham alguma preocupação ou consciência de estarem sendo utilizados por um regime ditatorial na tentativa de se legitimar diante do mundo democrático. Eu tenho minhas críticas ao comportamento do Neymar, um jogador pouco profissional; pouco preocupado com a sua imagem diante dos seus fãs, principalmente as crianças.
        Neymar, por exemplo, recusou-se a entrar em uma instituição que cuida de crianças e adultos com paralisia cerebral e outras deficiências, em 2010, quando ainda jogava no Santos e a delegação do time a visitou, somente porque a direção da entidade era da religião espírita, e ele é evangélico. Depois, diante da reação negativa, ele pediu desculpas. Um absurdo uma pessoa discriminar outras apenas por sua religião. E, agora, é justamente o Neymar que teve uma atitude que vem sendo tratada pela imprensa brasileira como uma “gafe”.
        Ele chegou ao seu novo clube, o Al-Hilal, a bordo do jatinho do príncipe Alwaleed bin Talal, com um crucifixo no pescoço. Mas para mim o Neymar está de parabéns! Assim como o Cristiano Ronaldo que, recentemente, fez o sinal da cruz após fazer um gol, e eu também comentei sobre isso aqui no meu blog. Na Arábia Saudita, não existe democracia, nem liberdade religiosa. Eles querem liberdade religiosa apenas para eles, quando saem do seu país e vão para países democráticos do Ocidente. Dessa vez, eu elogio o Neymar, assim como elogiei o Cristiano Ronaldo. Eu desconheço se as atitudes deles foram autorizadas previamente, ou não, mas, seja como for, parabéns! As pessoas precisam aprender a respeitar as escolhas individuais de todo mundo! fr

Nenhum comentário: