SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

quinta-feira, 17 de agosto de 2023

Por que a Guiana e o Suriname não disputam as eliminatórias na América do Sul?

     Você já se deu conta que dois países sul-americanos não participam das competições oficias da região? São a Guiana e o Suriname. As seleções destes dois países não disputam as eliminatórias da América do Sul, jogando com Brasil e Argentina, por exemplo. E os seus clubes também não jogam a Copa Sul-Americana e a Copa Libertadores. Por quê? A explicação é o fraco nível técnico do futebol desses países. A solução encontrada pela FIFA para diminuir a distorção foi autorizar que Guiana e Suriname participem das competições da Concacaf, a Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe, onde estão outros países mais fracos ainda, como Dominica e Aruba.
    Nas eliminatórias para o Mundial do ano passado, no Catar, por exemplo, o Suriname conseguiu ficar em segundo do grupo B, com nove pontos, atrás do Canadá, com 12; à frente de Bermudas, com apenas 4, Aruba com três e Ilhas Caimã, com um. Mas Guiana não se saiu nada bem, terminou em penúltimo lugar do grupo F, atrás de São Cristóvão e Neves, Trinidade e Tobago e Porto Rico. Se as duas seleções estivessem no grupo único da Conmebol, provavelmente sempre terminariam nas últimas colocações das eliminatórias. De qualquer maneira, elas não se classificaram para o Mundial do Catar.
    Mas, não é somente por aqui que isso acontece. Por exemplo, Austrália fica na Oceania e disputa as competições da Ásia; e Israel está na Ásia, mas disputa as da UEFA (Europa). A Austrália pelos motivos opostos de Guiana e Suriname: ela é superior aos vizinhos de continente. E Israel devido às questões políticas, os países muçulmanos recusavam-se a jogar contra aquele país. Muito interessante, não!? fr

Nenhum comentário: