SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

sábado, 30 de dezembro de 2023

Mosteiro de São Bento de São Paulo I

        O tradicional Mosteiro de São Bento de São Paulo fica localizado no Largo de São Bento s/nº, no Centro da cidade, ocupando o mesmo espaço há quatro séculos, sendo que o prédio atual tem mais de cem anos. Ele fica bem próximo à Rua 25 de Março, conhecido lugar de comércio popular, que eu também visitei. O Mosteiro foi fundado em 14 de julho de 1598, com a chegada dos monges beneditinos vindos de Portugal. Inicialmente, foi construída uma igreja modesta dedicada a São Bento em uma das melhores localizações da região, doada pela Câmara de São Paulo aos monges no ano de 1600. No local, anteriormente estava instalada a residência do cacique Tibiriçá, importante líder indígena que teve grande importância na fundação da cidade.
        A construção levou anos e somente foi concluída em 1634, devido aos poucos recursos disponíveis, conseguidos através de doações. Em 1720, a igreja passou a chamar-se Nossa Senhora de Assunção. No final do século 19, o alemão Dom Miguel Kruse assumiu a direção do Mosteiro, tomando medidas que o modernizaram. Em 1903, fundou o Colégio de São Bento, considerado atualmente um dos melhores ensinos da capital paulistana. Em 1908, inaugurou a Faculdade de Filosofia de São Bento, a primeira da área do país. Dom Miguel também decidiu substituir o prédio antigo do Mosteiro por um maior, seguindo uma tendência no início do século 20 de urbanização nas grandes cidades brasileiras.
        O início da construção da nova sede do Mosteiro foi em 1910, com o projeto do arquiteto alemão Richard Berndl, e o prédio atual somente foi inaugurado em 1922. A decoração interna, incluindo os murais, foi realizada principalmente pelo monge holandês D. Adelbert Gresnicht, oriundo da Abadia de Maredsous, na Bélgica. As esculturas dos 12 apóstolos que ficam na nave do templo são do pintor e escultor belga Adrien Henri Vital van Emelen. O relógio e o órgão são alemães, o primeiro instalado em 1921 e o segundo é de 1954 e tem mais de 6.000 tubos. O papa Bento 16 ficou hospedado no Mosteiro de São Bento quando esteve em São Paulo em 2007. No Mosteiro são realizadas missas com canto gregoniano, e ele ainda tem uma biblioteca, cujo acesso a pesquisadores precisa ser solicitado; uma padaria própria, que vende pães, bolos e doces feitos pelos monges; e uma loja. Principal fonte de pesquisa: Wikipédia. fr

Nenhum comentário: