SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

terça-feira, 2 de janeiro de 2024

Ao invés de levar para um técnico, eu mesmo consertei os meus ventiladores (veja como)

Aproveitei o recesso do início do ano no trabalho para mexer nos meus ventiladores. Um, da Arno, a hélice mexia muito pouco, apesar de se ouvir o motor funcionando. Outro, da Mondial, estava com um barulho forte. Eu já estava para colocar os dois no conserto, ou comprar dois novos ventiladores. Mas, graças ao recesso, eu tive tempo para mexer neles. O primeiro bastou eu desmontar as grades de proteção e a hélice, fazer uma boa limpeza e colocar óleo lubrificante no motor e ele está funcionando como novo (veja os vídeos que eu fiz, de antes e depois, abaixo). O segundo, quando eu desmontei vi que a peça interna de plástico que fica à frente do motor está quebrada (por conta das várias vezes que o ventilador já caiu!), por isso o barulho. Além de fazer os mesmos procedimentos que eu fizera com o da Arno, ou seja, fazer uma limpeza caprichada e lubrificar, eu prendi a peça com quatro arames emborrachados. Como é por dentro, não se vê nenhum deles. Eu não sabia, mas o nome dessas peças é “amarrilho”, e são usadas para fechar os sacos de pão de forma. E funcionou muito bem! O ventilador está como novo e sem nenhum barulho. Aproveitei, limpei e lubrifiquei um terceiro ventilador que eu tenho, um Mondial de coluna, branco. Se eu tivesse levado para consertar, teria gasto com a mão de obra e correria o risco, até, de que me cobrassem por peças que não eram necessárias. Infelizmente, têm alguns profissionais que não são muito honestos! Agora, os três ventiladores estão funcionando muito bem, como novos! Fica a dica para quem tiver com problemas semelhantes nos seus ventiladores. fr


Nenhum comentário: