SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

sexta-feira, 1 de março de 2024

Os portugueses são bem fechados

2° dia em Portugal, em Lisboa. As pessoas, em geral, são bem diferentes de nós, brasileiros. Os portugueses não fazem questão de demonstrar a menor simpatia. Na rua, por exemplo, é muito mais prático para quem é turista, como eu, procurar uma informação com alguma pessoa de onde você está, que deve conhecer o lugar. Mas as pessoas nem paravam quando eu pedia uma informação, mesmo eu cumprimentando, sendo simpático. E os que paravam, nem respondiam ao meu cumprimento, não davam, sequer, um sorriso. Respondiam e só.  Simpatia zero. No RJ, quando alguém nos pede uma informação, paramos para dar atenção, sorrimos e procuramos ajudar, orientar e explicar o que a pessoa precisa. Em geral, somos assim. Os portugueses parecem não compreender a importância de receber bem aqueles que vêm de fora e trazem dinheiro para a economia de Portugal, como é o meu caso, que estou aqui como turista, gastando o meu dinheiro em hotel, em restaurantes, em táxis, em lojas etc. Vou levar sempre o meu celular quando sair a rua porque o Google é muito mais prestativo e simpático. 😄😄😄

Nenhum comentário: