SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

domingo, 16 de junho de 2024

Infelizmente, brasileiros precisam da aprovação dos EUA para valorizar o que temos de melhor

        Duas notícias divulgadas recentemente pela imprensa mostram como o Brasil é carente da aceitação e da aprovação dos Estados Unidos. Na primeira, uma “influenciadora” encantou-se com um livro de Machado de Assis; em outra, uma revista colocou um disco do Milton Nascimento na lista dos 10 melhores de todos os tempos. Eu li todos os romances de Machado de Assis e já comentei aqui no meu blog e devo ter quase todos os discos do Milton Nascimento, ainda em vinil, raridades. Não preciso que alguém nos Estados Unidos diga para mim o quanto eles são bons! Mas, infelizmente, por aqui as pessoas precisam...
        Uma “influenciadora” nos Estados Unidos, Coutney Novak, estabeleceu para si mesma o desafio de ler livros de vários países, em ordem alfabética pelo nome do país. Na letra B, de Brasil, ela escolheu “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis, e postou uma publicação, no mês passado, dizendo ser o “melhor livro que já foi escrito” (veja abaixo)! O vídeo teve um milhão de visualizações e o livro passou a ser o mais vendido na sessão de literatura latino-americana e do Caribe da Amazon. Por causa do livro de Machado de Assis, Coutney Novak disse que pretende, até, aprender o português!
        A revista “Paste” (nunca ouvi falar, desculpem...) elaborou uma lista com os 100 melhores discos. “Clube da Esquina”, de Milton Nascimento, (eu tenho!, veja foto) foi colocado no 9º lugar. E “Acabou Chorare”, dos Novos Baianos, ficou em 51º lugar. Os dois foram lançados em 1972. Eu pergunto: em uma lista de 100 discos, somente dois brasileiros? Muito pouco! Mas a imprensa deu destaque, como se por aqui já não soubéssemos do talento do Milton Nascimento. Bom para eles, nos Estados Unidos, que podem dizer que conhecem um pouco (bem pouco!) do que é feito por aqui, no nosso país!
fr

Nenhum comentário: