SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

domingo, 7 de julho de 2024

Brasil é eliminado e despede-se da Copa América com campanha apagada

        O Brasil está eliminado da Copa América. Empatou, ontem, com o Uruguai no tempo normal em 0x0, mesmo tendo um jogador a mais desde os 25 minutos do segundo tempo, e perdeu por 4 a 2 na disputa na marca do pênalti. Na Copa América, ao contrário da Eurocopa, não há prorrogação. O jogo não foi bom. Muito nervoso, muita marcação, como era de se esperar em um jogo em que quem perdesse estaria fora da competição. Não houve muitas chances reais de gols, apenas uma de cada lado, ambas no primeiro tempo. 
       Aos 34 minutos, em um cruzamento da direita, Darwin Nuñez aproveitou a falha de marcação brasileira e cabeceou de frente para o goleiro Alisson, mas, felizmente, por cima do travessão. Segundos depois, foi a vez do Raphinha receber, avançar pelo meio mas chutar em cima do goleiro uruguaio. Os uruguaios, como não podia deixar de ser, exageraram nas faltas. Aos 25 minutos do segundo tempo, Nández fez uma falta violenta em Rodrygo, bem parecida com a que o Hugo Moura do Vasco fez em Tchê Tchê, do Botafogo, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro (veja foto). 

        Assim como aconteceu por aqui, o árbitro argentino deu apenas cartão amarelo. Mas, na Copa América, pelo menos, o VAR funcionou e chamou o árbitro para ver a falta feia no vídeo e anulou o amarelo, expulsando o jogador uruguaio. Mesmo com um jogador a mais, a seleção brasileira não conseguiu fazer um gol. Na disputa na marca do pênalti, o Brasil perdeu duas tentativas e o Uruguai uma, resultado 4x2 e o Brasil está fora! O primeiro brasileiro a bater, Éder Militão, foi rindo para a cobrança, e perdeu. Andreas Pereira marcou e Douglas Luiz mandou na trave. Agora, o Uruguai vai enfrentar a Colômbia na semifinal.
          O Brasil fez uma campanha fraca, apagada, saiu invicto, mas apenas venceu um jogo, contra o Paraguai, e empatou três: com a fraca Costa Rica, a Colômbia e o Uruguai. Muito pouco se queria ser campeão. Aliás, se o Brasil tivesse vencido a Costa Rica, como deveria, teria classificado em primeiro lugar do grupo D e enfrentaria o Panamá, não o Uruguai. A Colômbia classificou-se em primeiro e goleou o Panamá por 5x0. Mas o Brasil não pode ficar escolhendo adversários. E jogando tão mal como jogou nesta Copa América, a vergonha teria sido ainda maior se a seleção brasileira tivesse sido eliminada pelo Panamá!
        Como eu há comentei anteriormente, o Vinicius Jr. prejudicou a seleção ficando de fora por ter recebido dois cartões amarelos em três jogos na primeira fase. Inconsequente! O treinador Dorival Júnior pareceu deslocado na preparação que antecedeu as cobranças na marca do pênaltis. Ao contrário do seu colega uruguaio, que deu orientações com os jogadores em roda, à sua volta, o Dorival ficou de fora da roda de jogadores brasileiros e parece que ninguém deu importância a ele (veja foto). Constrangedor. 
         Mas é aquela coisa, há muito tempo os jogadores da seleção não têm ligação com a torcida brasileira. Eles perdem, pegam o avião e vão para a Europa, onde jogam. A torcida brasileira nem conhece direito a maioria deles! Agora, vou torcer para o Canadá, que nunca foi campeão, é zebra, e vai enfrentar a atual campeã mundial, a Argentina, mas não me anima torcer por Uruguai, Colômbia ou Argentina. Força Canadá! fr 🍁 😄
___

FICHA TÉCNICA:
URUGUAI 0 (4) X (2) 0 BRASIL
URUGUAI - Rochet; Nandéz, Ronald Araújo (José Giménez), Olivera e Viña (Sebastián Cáceres); Ugarte, Valverde e De La Cruz (Bentancur); Pellistri (Varela), Darwin Núñez (Arrascaeta) e Maxi Araújo. Técnico: Marcelo Bielsa.
BRASIL - Alisson; Danilo, Militão, Marquinhos e Arana; João Gomes (Andreas Pereira), Bruno Guimarães (Evanilson) e Paquetá (Douglas Luiz); Raphinha (Savinho), Endrick e Rodrygo (Gabriel Martinelli). Técnico: Dorival Júnior.
CARTÕES AMARELOS - Lucas Paquetá, Ugarte, De La Cruz, João Gomes.
CARTÃO VERMELHO - Nandéz.
ÁRBITRO - Dario Herrera (Argentina).
RENDA - Não divulgada.
PÚBLICO - 55.770 torcedores.
LOCAL - Allegiant Stadium, em Las Vegas, nos Estados Unidos.

Fonte: UOL

Nenhum comentário: