SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

quarta-feira, 17 de julho de 2024

Casa onde morou Carmen Miranda no Arco do Teles continua desabando aos poucos...

        Na semana passada, eu escrevi sobre o abandono da casa onde Carmen Miranda e sua família moraram no Arco do Teles, no Centro do Rio de Janeiro. Parte do telhado da casa desabou no dia 25 de junho; e na madrugada desta segunda-feira, dia 15 de julho, mais um pedaço do telhado desabou, conforme fotos abaixo (lado a lado). Felizmente, não houve feridos. Como eu comentei anteriormente, aos poucos a casa está desabando, desaparecendo, e com ela, parte da nossa História.
        A casa faz parte do conjunto tombado pelo Iphan (Instituto de Patrimônio Histórico). De acordo com o que eu li na imprensa, o imóvel pertenceu à Santa Casa da Misericórdia até 2011, quando foi comprado pela Arilucas, uma empresa da área imobiliária, por um milhão de reais. Após o primeiro desabamento, no mês passado, o Iphan emitiu um auto de infração à empresa proprietária por conta da falta de manutenção, notificando-a para tomar medidas para recuperar os riscos estruturais.
        A empresa tem um prazo de quinze dias para apresentar a sua defesa, prazo este que começa a contar do dia do recebimento do auto de infração, enviados pelos Correios (que coisa!). Não havendo resposta, poderá ser emitida uma multa e instaurada uma ação pública. O Iphan manifestou-se, informando que a responsabilidade da manutenção da casa de Carmen Miranda é do proprietário:
        "O Instituto enfatiza que a conservação dos bens tombados é de responsabilidade de seus proprietários. Cabe ao detentor do prédio fazer as propostas de restauração, que precisam ser analisadas e aprovadas pela equipe técnica da autarquia. Dentro de suas competências, o Iphan realiza medidas de orientação aos proprietários e vistorias constantes nos edifícios tombados, para evitar ações que possam descaracterizar as edificações, bem como verificar o estado de conservação dos imóveis".
        Acontece que o proprietário da casa de Carmen Miranda, de acordo com informações divulgadas na imprensa, está devendo 260 mil reais de IPTU atrasado. Ou seja, é um amontoado de problemas que não são resolvidos, enquanto isso a casa vai desabando!
fr

Dia 25/6 (à esquerda) e 15/7 (à direita). Foto: Sérgio Castro Imóveis.

Nenhum comentário: