O Botafogo é campeão da Taça Libertadores da América! Título inédito. Jogando a final no Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires, na Argentina, no sábado passado, dia 30 de novembro, o Fogão fez um jogo de superação, após Gregore ter sido expulso logo aos 40 segundos de jogo. O Botafogo venceu o Atlético Mineiro por 3x1 jogando com um jogador a menos praticamente o jogo inteiro, um feito épico.
Gregore levantou a perna alto demais e acabou por atingir com a sola da chuteira o rosto de Fausto Vera, chegando a sair um filete de sangue, expulsão justa. Em uma final, costuma-se dizer que não há favorito, mas é indiscutível que o Botafogo tem um time superior e estava em um momento melhor, vindo de uma vitória em cima do Palmeiras fora de casa, enquanto o Atlético Mineiro estava a dez jogos sem vencer. Mas, com a expulsão logo no início do jogo, com certeza foi uma vantagem enorme que o Galo passou a ter. Os jogadores do Botafogo tiveram que se superar, e não conseguiriam fazê-lo se não tivessem boas condições emocionais para isso, algo de que alguns jornalistas duvidavam.
O Botafogo jogou, ao todo, 17 jogos pela Libertadores, já que iniciou na segunda fase da competição, e superou equipes tradicionais como São Paulo, Palmeiras, Peñarol e Atlético Mineiro. Não foi fácil, mas foi merecido! O treinador Tiago Nunes comandou o time no primeiro jogo da campanha campeã; Fabio Matias nos três jogos seguintes, e Artur Jorge assumiu no primeiro jogo da fase de grupos, contra o Junior Barranquilla, na Colômbia, tendo permanecido nos 12 jogos posteriores, incluindo a final.
Os jogadores do Fogão destacaram-se, também, individualmente: o atacante Júnior Santos foi o artilheiro da Libertadores, com dez gols, e o ponta-direita Luiz Henrique foi escolhido o craque da competição. Como campeão da Libertadores, o Botafogo disputará mais três títulos: o Mundial de Clubes da FIFA, em 2025; a Copa Intercontinental, em dezembro deste ano, no Catar; e a Recopa Sul-Americana, no começo da temporada de 2025, contra o Racing, da Argentina, atual campeão da Copa Sul-Americana. O Botafogo vai estrear na Copa Intercontinental, contra o Pachuca, do México, no próximo dia 11 de dezembro. fr
SEJA ÉTICO
SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.
terça-feira, 3 de dezembro de 2024
Campeão da Libertadores da América: um título de superação e merecimento!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário