SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

quarta-feira, 26 de março de 2025

Completamente perdido em campo, Brasil passa vergonha e é goleado pela Argentina por 4x1, escapando de uma goleada ainda maior

        O Brasil tomou um sacode, ontem, em Buenos Aires, e foi goleado por 4x1 pela Argentina, na 14ª rodada das eliminatórias para o Mundial de 2026. E podia ter sido de mais! A seleção brasileira não jogou nada, enquanto a argentina demonstrou qualidade, entrosamento e disposição. Aos 12 minutos do primeiro tempo já estava 2x0 e eu já comecei a me preocupar com uma goleada humilhante. Mas, aos 26 minutos, Matheus Cunha aproveitou a falha do zagueiro argentino Cristian Romero, roubou a bola na intermediária e chutou no canto direito do gol adversário para diminuir. Ou seja, o único gol brasileiro foi resultado de uma falha argentina. Mas a “reação” brasileira demorou muito pouco, dez minutos depois levou o terceiro gol.
        Foi um castigo para uma seleção que um dos seus principais jogadores fez uma provocação infantil, idiota e totalmente inoportuna aos argentinos. Em entrevista a Romário, na véspera do jogo, Raphinha disse que ia dar “porrada” nos argentinos. É muita idiotice! Romário perguntou se ele ia dar “porrada” nos argentinos e ele respondeu: “Porrada neles! Sem dúvida! Porrada neles! No campo e fora do campo se tiver que ser!” Como é que um jogador profissional e de seleção não sabe comportar-se, não sabe o que deve ou não falar? Se fosse no tempo do treinador Telê Santana, duvido que algum jogador teria coragem, ou seria tão estúpido, de falar algo assim. E, se falasse, tenho certeza que Telê ia barrar o jogador! Hoje em dia, os jogadores não têm estrutura emocional ou intelectual para representar o nosso país! Essa declaração do Raphinha acabou servindo de mais um estímulo para os jogadores argentinos. E a resposta veio no campo, com uma goleada!
        É verdade que o Brasil estava desfalcado de cinco jogadores: o atacante Neymar, o goleiro Alisson e o meio-campo Gerson, contundidos; e o zagueiro Gabriel Magalhães e o volante Bruno Guimarães suspensos por terem dois cartões amarelos. Mas a Argentina estava desfalcada do meio-campo Nico González, expulso no jogo anterior, e, principalmente, do seu principal jogador, Lionel Messi, machucado. Mas, afinal de contas, desfalcado ou não, é a seleção do Brasil, com o que, teoricamente, o país tem de melhor, é o país com maior tradição no futebol mundial. Não pode jogar tão mal assim!
        Esta passou a ser a derrota com placar mais desfavorável da nossa seleção em jogos de eliminatórias para Mundiais, passando a derrota para o Chile por 3x0, em 2000. E a seleção não perdia para Argentina por um placar igual ou maior do que três gols de diferença desde 1964! Ou seja, 61 anos! E não conseguimos ganhar deles desde 2018. Perder para a Argentina não é o maior problema, o pior de tudo é perder jogando sem talento, sem força de reação, e a seleção estar perdida em campo. A Argentina já tinha conseguido sua classificação para o Mundial de 2026 antes mesmo de entrar em campo, com o empate do Equador com o Chile, por 0x0. Com esse resultado, os argentinos já estavam matematicamente classificados antes de o jogo começar.
        O Brasil caiu para quarto lugar, com 21 pontos, atrás de Equador, com 23, e o Uruguai, também com 21, e à frente do Paraguai, outro que está com 21 pontos. Ainda faltam quatro rodadas, são 12 pontos em disputa, e o Brasil tem, ainda, muitas chances de garantir também sua classificação, até por que teria que perder os seus jogos e a Venezuela, em sétimo, colocação que garante a repescagem, com 15 pontos, e a Bolívia, em oitavo, com 14, teriam que vencer, pelo menos, três dos quatro jogos restantes. Bom, já vi eliminatórias em que o Brasil classificou-se em primeiro vencendo os seus adversários, e tendo um mau desempenho no Mundial, e a Argentina, classificando-se com muita dificuldade e sendo campeã. Vamos torcer que o Brasil recupere-se justamente quando for para valer, no Mundial do ano que vem! fr 

Nenhum comentário: