SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

domingo, 19 de outubro de 2025

Ladrões invadem e furtam peças inestimáveis do museu mais visitado do mundo, o Luvre, na França (o que iam dizer se fosse no Brasil?)

O Museu do Luvre, em Paris, na França, foi vítima, hoje, de um furto que levou joias históricas da monarquia francesa. Ele é o museu mais visitado no mundo e considerado o mais importante. De acordo com a imprensa francesa, os ladrões levaram nove peças, entre elas um colar, um broche e uma tiara, de valor incalculável. Mas uma das peças, a coroa da imperatriz Eugênia, esposa de Napoleão III, foi encontrada danificada em uma rua de Paris. Ela tem 1354 diamantes e 56 esmeraldas. O furto teria levado apenas sete minutos e ocorreu em torno das 9:30, horário local, quando já havia visitantes no museu. Os criminosos entraram no museu através de um canteiro de obras usando um guindaste instalado em um caminhão e arrombando uma janela. O Museu Du Louvre tem mais de 33 mil obras, entre elas o famoso quadro Mona Lisa, de Leonardo da Vinci. Há muito tempo algo assim não acontecia no museu, mas outros casos já foram registrados ao longo da história, o mais famoso ocorreu em 1911, quando o quadro da Mona Lisa foi roubado por Vincenzo Peruggia, um ex-funcionário que ficou escondido no museu de um dia para o outro, retirou a tela da moldura e saiu do prédio pela porta da frente. Dois anos depois a obra foi recuperada e o episódio ajudou à sua popularização, tornando-a a mais procurada pelos visitantes que visitam o Luvre. Outro caso policial aconteceu em 1983, quando duas peças de armadura da Era Renascentista foram furtadas; elas somente foram recuperadas recentemente, em 2021. Se algo semelhante acontece no Brasil, como foi o caso do furto e posterior derretimento da Taça Jules Rimet da sede da CBF, em 1983, as pessoas já falam que “só podia ser no Brasil!” e que aqui não se pode ter nada de valor histórico. Como se vê, isso não é verdade, não é só no Brasil que isso acontece! fr 

Nenhum comentário: