SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

domingo, 12 de junho de 2016

Estátua do Marechal Osório

O primeiro monumento público da República na cidade do Rio de Janeiro fica localizado na Praça 15, de frente para a Baía da Guanabara, e homenageia o marechal Manuel Luis Osório (10/5/1808 – 04/10/1879). Inaugurada no local em 1894, no governo do presidente Floriano Peixoto, a estátua do marechal Osório tem oito metros de altura, 5,7 toneladas, e é de autoria do escultor mexicano Rodolfo Bernardelli, radicado à época no Brasil. O jornal “O Paiz” noticiou no dia da inauguração, 12 de novembro:

“A Praça Quinze de Novembro acha-se singelamente preparada para a inauguração da estátua. Em frente ao hotel de França esta disposta a arquibancada, quase que a céu aberto, pois cobre-a somente um toldo de faixas soltas – brancas, verdes e amarelas (...) a estátua acha-se velada com colchas das cores nacionais, que cairão a 1 hora da tarde, ao troar da artilharia, deixando patente à multidão o vulto do mais arrojado, do mais valente general dos que tem visto o fumo das batalhas na América do sul.”

Fundida com o bronze de canhões tomados na Guerra do Paraguai, da qual o militar, à época general, participou e voltou como um dos heróis, a estátua tinha a seu redor 20 balas de canhão e uma grade, que foram roubadas, junto com uma espada. Nas duas laterais estão relevos em bronze retratando passagens da Guerra do Paraguai, a Batalha de Tuiuti, considerado o maior feito militar de Osório, e o ataque ao Passo da Pátria. Uma curiosidade: Osório foi barão, visconde e marquês do Herval. Os seus restos mortais chegaram a ficar localizados sob a estátua, mas em dezembro de 1893 foram transladados para o jazigo localizado no Parque Histórico Marechal Manuel Luis Osório, em Tramandaí (RS), sua terra natal. A estátua do Marechal Osório fica a poucos metros da estátua de D. João VI, também na Praça 15. fr


Nenhum comentário: