SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Curiosidades muito interessantes IV

Foi feito nas coxas

Segundo guias turísticos da cidade de Porto Seguro, Bahia, local do descobrimento do Brasil, colonizadores da época obrigavam escravos a utilizar as próprias coxas para moldar telhas, o que fazia com que elas fossem bastante irregulares. Devido a isso, quando um trabalho é malfeito ou fica pior do que o esperado diz-se que "foi feito nas coxas". Essas peças foram usadas na contrução da primeira igreja católica do Brasil, localizada na Cidade Histórica, centro cultural da cidade.

Lenda do Santo Graal foi criada por um romance do século 12

Santo Graal é o nome do cálice usado por Jesus na Última Ceia. A lenda foi criada por um romance do século 12, "Percival", cujo texto está incompleto. De acordo com o mito, José de Arimatéia preservou o cálice e nele recolheu o sangue que escorria de Jesus na cruz. O Santo Graal jamais foi encontrado.

O Corão islâmico e Jesus Cristo

O islamismo foi fundado em 622 d.C. pelo profeta Maomé. Toda base religiosa seguida por seus fiéis encontra-se descrita no Corão, ou Alcorão, um livro sagrado cujo conteúdo, de acordo com os islamitas, foi ditado diretamente por Alá (Deus) para o fundador da religião. No Corão, Jesus Cristo é citado 25 vezes, e é considerado apenas um profeta entre muitos outros. Já Maria, a mãe de Jesus, é a única mulher que o livro chama pelo nome.

Corpo petrificado de gigante de 3 metros exibido em 1869 nos EUA era estátua de gesso

Em 1869, o corpo petrificado de um gigante de 3 metros de altura atraiu multidões para a fazenda de William Newell, em Cardiff, Estado de Nova York. Newell enriqueceu cobrando entrada dos curiosos. Depois, revelou que fabricara a estátua em gesso só para desmoralizar a afirmação da Bíblia, de que a Terra fora habitada por gigantes em tempos remotos. A credulidade das pessoas fez o resto.

Frankenstein e Drácula nasceram em concurso de histórias de horror

Frankenstein e Drácula nasceram em 1916, em uma casa de Genebra, onde o poeta Percy Shelley e sua amante Mary Wollstonecraft, e o poeta lord Byron e seu amigo John Polidori passavam o verão. Na falta do que fazer, inventam um concurso de histórias de horror para passar o tempo. As histórias de Byron e de Shelley, se perderam, mas as Mary e Polidori, dois escritores medíocres tornaram-se clássicos da literatura. Polidori teve pouca sorte. Seu conto chamava-se The Vampyre (O vampiro) mas sua idéia foi aproveitada mais tarde por Bram Stoker, que se celebrizou com ela, enquanto o verdadeiro autor ficou sepultado irremediavelmente em esquecimento.

Fonte: terra.com.br/curiosidades

Nenhum comentário: