SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

sábado, 25 de agosto de 2018

Curiosidades muito interessantes III

Existiu o abominável homem das neves?

Os jornais deixaram de falar sobre Ieti, o "abominável homem das neves", porque se descobriu que era uma fraude montada pelos sherpas, nativos que vivem no sopé do Everest. A não ser eles, não há quem tenha visto o tal monstro branco e peludo. Os sherpas vivem do turismo, e por isso criaram a lenda assustadora, estratégia usada diversas vezes, diga-se de passagem, na história da humanidade. Para alimentar o mito, vendem - a bom preço - como sendo do homem das neves, pedaços de pele do urso azul, animal nativo da região.

Projeto de novo calendário prevê ano com 13 meses de 28 dias

Está parado há 50 anos na ONU o projeto de um novo calendário em que todos os meses começariam em domingo e terminariam em sábado. Cada dia de cada mês cairia sempre no mesmo dia da semana. Teria 13 meses de 28 dias. O novo mês teria o nome de Sol e seria intercalado entre junho e julho.

Índia é maior produtora de cinema

A indústria cinematográfica da Índia é a maior do mundo. Produz cerca de 700 filmes por ano, emprega 2 milhões de pessoas e atrai 70 milhões de espectadores por semana. Sessenta por cento da arrecadação reverte em impostos para o governo indiano. A enorme quantidade de filmes produzidos reflete-se na qualidade.

De onde vem a expressão "lágrimas de crocodilo"?

Quando os crocodilos comem uma presa, eles a engolem sem mastigar. Para isso, abrem a boca de tal forma que ela comprime a glândula lacrimal, localizada na base da órbita, o que faz com que os répteis lacrimejem. A partir dessa observação, passou-se a dizer que as pessoas que choram sem razão, ou por fingimento, derramam lágrimas de crocodilo.

O primeiro Oscar vai para...

A primeira cerimônia do Oscar aconteceu no Roosevelt Hotel, em Hollywood, em 1929. Os 12 prêmios foram distribuídos em apenas cinco minutos. O descaso foi tão grande que a maioria dos indicados não chegou nem mesmo a aparecer para receber a estatueta.

Oscar era entregue em jantar particular

Apesar de primeira da entrega do Oscar ter sido oficialmente realizada em 1929, o prêmio já existia desde 1927. Por dois anos, a entrega de prêmios, realizada no Roosevelt Hotel, em Hollywood, foi feita durante um jantar particular. A primeira edição não-oficial, que contou com menos de 250 expectadores, ofereceu estatuetas aos vencedores de 12 categorias. Nessa época, a Academia tinha apenas 36 membros. Percebendo a curiosidade das pessoas em saber quem ganharia as estatuetas, criou-se em 1929 o evento que é hoje a mais famosa premiação do cinema.

Fonte: terra.com.br/curiosidades

Nenhum comentário: