SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Ronaldo se despede da seleção

Ronaldo se despediu da seleção brasileira. Ontem, participou apenas alguns minutos do amistoso entre Brasil e Romênia, em São Paulo, que terminou com a vitória brasileira por 1 a 0, gol de Fred. Por tudo o que fez para a seleção, Ronaldo merecia ter se despedido em grande estilo, em um clássico do futebol mundial: contra a Alemanha ou Argentina, por exemplo. Mas, Ronaldo está fora de forma, afinal não joga desde fevereiro, quando encerrou oficialmente a sua carreira. E o adversário escolhido pela CBF foi uma seleção menos tradicional, a Romênia. Não faz mal!
.
Como tantos outros jogadores brasileiros, Ronaldo conseguiu com o futebol aquilo que, infelizmente, a indiferença e o egoísmo dos governantes do nosso país jamais permitiriam (a ele e a milhões de outros cidadãos brasileiros): conseguiu a independência financeira, e deu à sua família conforto e segurança. A importância de Ronaldo para o Brasil e o mundo do futebol é notória.
.
Foram quatro Copas do Mundo, sendo duas vezes campeão do mundo. 414 gols. É o maior artilheiro de Mundiais, com 15 gols. E o 2º maior artilheiro da seleção brasileira de futebol, atrás apenas de Pelé. Ronaldo é um vencedor! Superou dificuldades e mais dificuldades. Sofreu lesões, deu a volta por cima. E marcou, com muito brilhantismo, a sua passagem pelo futebol profissional.
.
Entre todos os seus gols, em minha opinião, três são inesquecíveis. Os dois gols na vitória sobre a Alemanha, em 2002, que deu ao Brasil mais um título mundial. Dois gols de enorme relevância profissional e histórica. E aquele que ele fez no goleiro uruguaio Rodolfo Rodriguez em 1993, no Mineirão. Rodriguez fez uma defesa e, de joelhos, soltou a bola no gramado. Ronaldo, ainda uma promessa, com apenas 17 anos, aproveitou-se da sua distração e empurrou a bola para dentro do gol, correndo para comemorar, rindo muito pelo inusitado da situação. Um gol que eu destaco pela sua irreverência, dentre tantos que o jogador carioca fez. Nessa partida, o Cruzeiro venceu o Bahia por 6 a 0, e Ronaldo fez cinco!
.
Parabéns, Ronaldo, você é um vencedor!  
.

Nenhum comentário: