SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

segunda-feira, 6 de março de 2017

Dica de livro: "1822"

1822: Como um homem sábio, uma princesa triste e um escocês louco por dinheiro ajudaram D. Pedro a criar o Brasil – um país que tinha tudo para dar errado, Laurentino Gomes, Rio de Janeiro, editora Nova Fronteira, 2010, 352 páginas.
 
Prêmio Jabuti de livro do ano de 'não-ficção', em 2011. No segundo livro da trilogia, o autor analisa os momentos que antecederam o rompimento do Brasil com a metrópole, resultado de forte pressão portuguesa, que desejava que o Brasil voltasse à condição de colônia. À época, fazíamos parte do Reino Unido a Portugal e Algarves. O período de consolidação da independência do novo país foi difícil, com combates durante quase dois anos entre tropas do governo e portugueses, inconformados com a independência. Entre dois a três mil pessoas morreram.
 
As dificuldades eram muitas. A maioria da população era constituída de escravos, negros alforriados, mulatos, índios ou mestiços; pobre e analfabeta. Os riscos de uma revolta e de uma guerra civil e a consequente separação territorial eram grandes. As finanças estavam desfalcadas. Ao retornar a Portugal, D. João VI esvaziou os cofres do Banco do Brasil, e levou também o ouro, diamantes outras pedras preciosas do Tesouro. E para conseguir o reconhecimento da independência, ainda pagamos uma quantia a título de "indenização" a Portugal, em grande parte usada para que os portugueses pagassem suas dívidas com a Inglaterra.
 
Primeiro imperador do Brasil, D. Pedro I tinha um temperamento difícil, autoritário. Em um casamento arranjado, casou-se com Maria Leopoldina, uma mulher culta e preparada, mas a quem considerava feia demais, e com quem teve sete filhos, incluindo o seu futuro sucessor, D. Pedro II. Infeliz no casamento, e constantemente desrespeitada pelo marido, que tinha várias amantes (a mais conhecida a Marquesa de Santos) e não as escondia, ela faleceu muito jovem, às vésperas de completar 30 anos de idade. Sua segunda esposa, Amélia Augusta, com quem casou três anos depois, era jovem e bonita.
 
Outros personagens importantes do livro são José Bonifácio, considerado o patriarca da independência, e o escocês almirante Cochrane, um mercenário que foi contratado para lutar nas guerras do Brasil, Chile e do Peru, em troca de muito dinheiro. D. Pedro I abdicou do seu trono em 1831 em favor do filho, o príncipe Pedro de Alcântara, de apenas cinco anos, e foi para Portugal lutar com o irmão, D. Miguel I, pelo trono português, no que viria a ser "a mais longa e cruel guerra civil" da história portuguesa. Vitorioso, assumiu como Pedro IV, recolocou a filha no trono como rainha de Portugal, a carioca D. Maria II, que viria a reinar por quase duas décadas. Ele veio a falecer em 1834, no mesmo quarto em que nasceu, no Palácio Real de Queluz, em Lisboa. No Brasil, o imperador D. Pedro II estava apenas no começo de sua longa gestão, e que durou até a proclamação da República, tema do último livro da trilogia de Laurentino Gomes. fr

Nenhum comentário: