SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

terça-feira, 1 de agosto de 2017

Brasil vence a Itália e fica em terceiro no Mundial de 1978

Decisão do terceiro lugar:
24/6/1978: Brasil 2x1 Itália – Estádio Monumental de Nuñez, Buenos Aires
 
O Brasil foi a campo para disputar o terceiro lugar do Mundial com a Itália, tendo Zico, Rivellino e Reinaldo no banco de reservas, e a torcida argentina, a maioria no estádio, torcendo contra e nos vaiando. No time italiano estavam em campo alguns dos jogadores que viriam disputar, quatro anos mais tarde, o Mundial da Espanha. E entre eles, o atacante Paolo Rossi, autor dos três gols da vitória da Itália sobre o Brasil que viria a nos eliminar em 1982. O jogo foi de muita marcação mútua. A Itália abriu o marcador aos 38 minutos do primeiro tempo, com Causio, de cabeça, de frente ao goleiro Leão, aproveitando cruzamento da direita de Paolo Rossi. Dois minutos depois, Paolo Rossi recebeu passe de Cuccureddu, entre dois brasileiros, ficou de frente com Leão, mas, felizmente, chutou na trave. Aos 44 minutos, Batista fez falta feia, sem bola, em Roberto Bettega, recebendo cartão amarelo, quando deveria ter sido expulso. Na volta para o segundo tempo, Reinaldo entrou no lugar de Gil, e fez um gol, após passe de Dirceu dentro da área, mas corretamente anulado porque Dirceu ajeitou a bola com a mão. Aos 13 minutos, o árbitro não marcou pênalti quando Jorge Mendonça foi derrubado dentro da área. A televisão não repetiu o lance, como atualmente faz, e de diferentes ângulos. O segundo tempo foi do Brasil; até os 27 minutos, o goleiro Leão sequer tocou na bola. O gol de empate saiu aos 19 minutos, um golaço de Nelinho, após receber um passe de Roberto Dinamite, ele chutou da intermediária, com muito efeito, no canto direito do gol italiano. Um minuto depois, Rivellino entrou no lugar de Cerezo, que saiu balançando a cabeça, insatisfeito. Aos 26 minutos, o Brasil desempatou com outro golaço, dessa vez de Dirceu, em bola que sobrou na meia-lua, e ele chutou de esquerda no canto direito do gol da Itália. Os italianos passaram a abusar das faltas, e os jogadores de ambas seleções passaram a se entranhar, principalmente com Rivelino, que reclamava bastante. Um minuto depois, Gentile entrou muito duro em Rodrigues Neto, e deveria ter sido expulso, mas recebeu apenas o cartão amarelo. Aos 33 minutos, Patrizio Sala acertou feio Batista e também deveria ter sido colocado para fora, mas o árbitro israelense Abraham Klein nem cartão amarelo deu. Aos 41 minutos, os jogadores brasileiros reclamaram outro pênalti, após a bola bater na mão de um italiano dentro da área; o árbitro entendeu ter sido involuntário. Faltando um minuto para o fim do jogo, após cobrança de falta na intermediária, a bola foi lançada na área e um italiano mandou de cabeça no travessão. Se entrasse, o empate teria levado o jogo à prorrogação. O Brasil venceu a Itália e conquistou o terceiro lugar no Mundial da Argentina. O treinador Claudio Coutinho definiria a seleção brasileira como a "campeã moral" de 1978, tendo em vista o arranjo do jogo dentre argentinos e peruanos. fr
 
Escalação: Leão, Rodrigues Neto, Oscar, Amaral, Nelinho, Batista, Toninho Cerezo (Rivellino), Dirceu, Gil (Reinaldo), Roberto Dinamite e Jorge Mendonça.

Nenhum comentário: