SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

quinta-feira, 11 de julho de 2019

Sistema de reconhecimento facial no Rio falha, e mulher é presa por engano

         
          A Polícia Militar deteve uma mulher na terça-feira, dia 9, em Copacabana, após ela ter sido identificada pelo Sistema de Reconhecimento Facial como sendo uma criminosa, procurada por homicídio e ocultação de cadáver. O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), no Centro, deu o alerta. Como ela estava sem documentos no momento, foi conduzida pelos policiais a 12ª Delegacia, onde ficou esclarecido que houve um erro, e ela não era quem eles pensavam. Mas, para a moça, com certeza, ficou a situação desagradável de ter que passar por essa situação de constrangimento, e ser conduzida à delegacia.
 
O funcionamento do Sistema de Reconhecimento Facial teve seu início no Carnaval deste ano justamente no bairro de Copacabana. Desde então, tem sido expandido para outros bairros, em locais de grande movimentação. De acordo com a PM, as imagens das câmeras são checadas através de um programa de identificação visual para identificar se o rosto da pessoa confere com o cadastro de procurados da Polícia Civil.

O programa pode, também, identificar pessoas proibidas de frequentar estádios de futebol e veículos roubados. Essa estrutura tem sido desenvolvida pela operadora de telefonia Oi. Com certeza, o Sistema é bem-vindo porque vai auxiliar no combate ao crime. Mas, é necessário que ele seja melhor desenvolvido a fim de evitar que pessoas do bem tenham que passar por situações como essa. fr

Nenhum comentário: