SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

sexta-feira, 30 de agosto de 2019

"Enfim, te encontro"

Eu recebi este vídeo pelo whatsapp, e gostei muito. É uma cena da novela “Renascer”, exibida pela Rede Globo em 1993, em que o personagem padre Lívio, interpretado pelo ator Jackson Costa, declama um lindo poema “Enfim, te encontro”. Na novela, a autoria seria de uma criança pobre de Ilhéus, na Bahia, e que não sabia escrever. Mas, pesquisando na internet encontrei em várias páginas como a autoria sendo de Otávio Barbosa Júnior, irmão mais novo do autor da novela, Benedito Ruy Barbosa. Seja como for, é um lindo texto, e também muito bem interpretado pelo ator, que eu divido com vocês. fr

“Um dia me perguntaram, se em Deus eu acreditava.
Eu então lhes respondi da maneira que eu pensava
Entre a lua e as estrelas, num galope, num tropel,
Pisando nas nuvens brancas, eu vi Deus passar no céu…
Todo dia existe Deus
Num sorriso de criança,
No canto dos passarinhos,
Num olhar, numa esperança…
Na harmonia das cores
Na natureza esquecida,
Na fresca aragem da brisa,
Na própria essência da vida…
No regato cristalino,
Pequeno servo do mar,
Nas ondas lavando as praias,
Na clara luz do luar…
Na escuridão do infinito,
Todo ponteado de estrelas,
Na amplidão do universo,
No simples prazer de vê-las…
Nos segredos dessa vida,
No germinar da semente,
Nos movimentos da Terra,
Que gira incessantemente…
No orvalho sobre a relva,
Na passarada que encanta,
No cheiro que vem da terra
E no sol que se levanta…
Nas flores que desabrocham,
Perfumando a atmosfera,
Nas folhas novas que brotam,
Anunciando a primavera
Deus é a paz, a esperança
O alento do aflito,
É o criador do universo,
Da luz, do ar, do infinito…
Deus é a justiça perfeita
Que emana do coração!
Ao perdoar quem O ofende,
Ele é o próprio perdão!
Será que você não viu
O rosto calmo de Deus,
No colorido mais belo
Dos olhos dos filhos seus?
Eu sei que eu não me enganei
Em tudo o que lhes dizia!
Deus é a paz, é o amor,
Deus é a eterna poesia…
Deus é constante, é perene,
É divinal, de tal sorte,
Que, sendo a essência da vida,
É o descanso da morte…
Não há ida sem volta
E nem a volta sem ida.
A morte não é a morte,
É só a porta da vida…
No ciclo da natureza,
Nesse ir e vir constante,
No broto que se renova,
Na vida que segue adiante…
Em quem semeia a bondade,
Em quem ajuda o irmão,
Colhendo felicidade,
Cumprindo a sua missão…
No suor de quem trabalha,
No calo duro da mão,
No homem que planta o trigo,
No trigo que faz o pão…
Você pode sentir Deus
Pulsar em seu coração!…”

3 comentários:

Magali Barbosa disse...

Essa é a poesia mais linda que já ouvi e li sobre Deus!

Flávio disse...

É muito linda!

Anônimo disse...

A mais linda de todas 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽