SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

domingo, 18 de agosto de 2019

Morte de Euclides da Cunha completa 110 anos, e jogador do Botafogo teve carreira encurtada

          Em matéria de quinta-feira, dia 15, assinada por Sergio Santana, o jornal Lance! registra os 110 anos do falecimento do escritor e jornalista Euclides da Cunha. E destaca uma curiosa ligação deste histórico acontecimento com o Botafogo. Após descobrir a traição da esposa, Anna de Assis, com o jovem estudante da Escola Militar Dilermando de Assis, Euclides invadiu a casa alugada no bairro de Piedade onde os dois se encontravam, e atirou nele. Acertou um tiro em Dilermando, mas este, armado, conseguiu reagir, e Euclides acabou morto. Dilermando foi julgado inocente, como tendo agido em legítima defesa.
 
Mas o que relaciona esta tragédia de 15 de agosto de 1909 ao Botafogo é o fato do irmão de Dilermando, Dinorah de Assis, jogador do clube, ter sido atingido nas costas na troca de tiros, ao tentar proteger Dilermando. Dinorah jogava como zagueiro, recuperou-se e jogou os 30 minutos finais contra o Fluminense, cinco dias depois, com a bala no corpo, já que ela não foi retirada (a matéria não esclarece a razão). Nesse jogo, ele atuou como atacante e o Botafogo perdeu por 2x1. Mas, Dinorah foi campeão estadual pelo Botafogo em 1910, tendo feito dois gols na campanha vitoriosa.
           A bala em seu corpo lhe causou um grande mal à saúde, fazendo com que ele perdesse progressivamente os movimentos. Dinorah ainda tentou mudar de posição, jogando como goleiro, mas acabou sendo obrigado a encerrar a carreira em 1911. Amargurado com os problemas físicos, e por ser visto pela imprensa como vilão, com o irmão, na morte de um escritor famoso como Euclides da Cunha, passou a beber. A sua saúde piorou ao contrair sífilis. Em 1913, a bala foi, enfim, retirada do seu corpo. Passou a viver nas ruas, não tendo onde morar. Dinorah, com paralisia de metade do corpo, tentou o suicídio algumas vezes. Voltou para Porto Alegre, sua cidade natal, em 1916, e acabou se matando em 1921, afogando-se no Rio Guaíba.
 
Comentário: Dinorah teve sua vida encurtada pela tragédia da morte de Euclides da Cunha, por conta de ser irmão do amante da esposa do ilustre escritor. Como jogador, teve a honra de ser imortalizado por participar do título do Botafogo de 1910. Não fosse o tiro que levou, provavelmente poderia ter seguido sua carreira e conseguido outras conquistas. Pode-se dizer que foi a maior vítima daquele dia, há 110 anos. fr

Nenhum comentário: