SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

sexta-feira, 8 de novembro de 2019

A miséria no Brasil bate recorde: vergonha nacional!

          A pobreza no Brasil vem aumentando a níveis absurdos no Brasil. Em 2018, o número de miseráveis chegou ao recorde de 13,5 milhões de pessoas, de acordo com dados da Síntese de Indicadores Sociais (SIS), divulgados à imprensa quarta-feira, dia 6, pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). É um quantitativo maior do que a população de alguns países, como Portugal, Noruega, Suíça ou Uruguai. Corresponde a 6,47% da população do país no ano passado, que era de 208.494.900 de brasileiros, de acordo com aquele instituto. É considerada em situação de miséria a pessoa que tem renda inferior a U$ 1,9 por dia, ou R$ 145 mensais, conforme o critério técnico utilizado pelo Banco Mundial.  
O número de pessoas em situação de miséria no Brasil vem aumentando desde o ano de 2015. Cerca de metade do total apurado referente a 2018, ou seja, 47%, concentra-se na região Nordeste, sendo o estado do Maranhão (da família Sarney) com o maior percentual de pessoas miseráveis, 53%. Todos os estados do Norte e do Nordeste estão com índices superiores à média nacional. O Sudeste foi a região onde a pobreza apresentou maior diminuição, com a saída de 714 mil pessoas da condição de miséria. E o estado de São Paulo foi o que apresentou maior redução: 623 mil pessoas. Santa Catarina é estado brasileiro de menor desigualdade, com o menor percentual de miseráveis. É triste, vergonhoso e bastante contraditório saber de tudo isso, já que o Brasil é uma das maiores economias do mundo. Mostra o quanto o país é desigual, e como não existe verdadeira distribuição de renda em nosso país. fr

Nenhum comentário: