SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

sábado, 9 de novembro de 2019

Após 580 dias preso, Lula é solto, mas pode voltar à prisão

          O ex-presidente Lula foi solto ontem, após 580 dias preso na sede da Polícia Federal de Curitiba. Ele foi um dos beneficiados pela decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que declarou inconstitucional a prisão de condenados em segunda instância. Por 6 votos a 5, os ministros entenderam que a prisão só deve ocorrer após o trânsito em julgado, ou seja, após o julgamento de todos os recursos. 
          
           Lula, porém, pode ter que voltar à prisão. Ele ainda está respondendo a outros processos nas Justiças do Paraná, Brasília e São Paulo. O processo do tríplex, em que ele já cumpriu um ano e sete meses em Curitiba, ou seja, um sexto da pena de oito anos e dez meses a que foi condenado, dá a ele o direito de sair em regime semiaberto, o que ele já disse não querer. Outro processo na capital paranaense é o do sítio de Atibaia, em São Paulo, em que ele foi condenado a 12 anos e onze meses. Em outro processo na Justiça de Curitiba, o ex-presidente é acusado de receber da empreiteira Odebrecht um terreno para o Instituto Lula.
Em Brasília, Lula ainda está às voltas com cinco processos, mas nenhum deles ainda teve julgamento: Operação Zelotes; “Quadrilhão” do PT; MP da indústria automobilística; delação de Delcídio do Amaral, ex-senador do PT; e pela compra irregular de caças suecos Gripen. Lula ainda é réu em processo por lavagem de dinheiro na Justiça paulista, em que é acusado de ter recebido propina para favorecer o grupo ARG nas negociações com o governo de Guiné Equatorial para a sua instalação naquele país. A ação ainda não foi julgada. fr

Nenhum comentário: