SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

Rio de Janeiro tem a pior mobilidade urbana do Brasil

           Levantamento realizado pela Moovit, empresa especializada em mobilidade urbana, apontou o Rio de Janeiro como a cidade brasileira com o pior tempo médio de deslocamento no transporte público. Em média, 36% dos deslocamentos no trânsito na capital levam duas horas para serem feitos, ou seja, pouco mais de um terço; e 11% demoram mais de duas horas. Foram considerados os deslocamentos através de ônibus, metrô, trem, barca, VLT, teleférico e plano inclinado. No ranking mundial, o Rio está em terceiro lugar dos dez piores resultados, com média de 67 minutos. Pior apenas Istambul, na Turquia, com média de 72 minutos; e a caótica cidade do México, com 69 minutos de média. Na lista, ainda aparecem duas outras cidades brasileiras: Recife e São Paulo, ambas com média de 62 minutos.
Quem, como eu, utiliza o transporte público no Rio sabe como é lamentável essa realidade. Eu preciso me deslocar para o trabalho, no Centro, para onde ir de automóvel é desaconselhável, seja pelo trânsito pesado e estressante, seja pela pequena quantidade de estacionamentos próximos, além de caros. Eu demoro pouco mais de uma hora para chegar, há alguns anos era até mais. Felizmente, as obras realizadas na cidade recentemente melhoraram um pouco a situação. É um tempo desperdiçado, em que as pessoas poderiam estar fazendo qualquer outra coisa, descansando, lendo, convivendo com a família ou praticando algum exercício físico. Um verdadeiro atraso! fr

Nenhum comentário: