SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

"Bingola Disney" e as tampinhas de refrigerantes (1977)

          Em 1977, a editora Abril e a Coca-Cola lançaram uma campanha chamada “Bingola Disney”. As tampinhas dos refrigerantes da Coca-Cola, da Fanta Laranja e Fanta Limão vinham com as imagens dos personagens da Walt Disney, e as revistas em quadrinhos da Abril encartavam as cartelas. À época, os refrigerantes somente existiam em garrafas de vidros, não havia em latinhas como hoje. Foram 32 cartelas e 72 tampinhas, que compunham um jogo de bingo. Hoje em dia, como esse tipo de jogo, considerado de azar, é proibido no Brasil, com certeza essa promoção não seria permitida, pelo menos com esse nome. 
           Na esteira do sucesso, no ano seguinte lançaram um álbum para que as tampinhas pudessem ser colecionadas. E depois o “Bingolão Disney”, que não era mais um jogo de bingo, mas uma coleção de 96 vedantes (aqueles círculos plásticos que vinham nas tampinhas, os chamados ‘vedantes’). Eu era muito novinho e já não me lembro desses dois. Mas me lembro das tampinhas, claro. Eu cheguei a guardar algumas tampinhas por algum tempo, mas não consegui fazer toda a coleção. Em casa, não bebíamos tanto refrigerante assim, não compravam muitas revistinhas, e eu não tinha quem me ajudasse a juntar as tampinhas e as cartelas. A lembrança ficou.             

            Dei um pesquisada na internet, e têm pessoas vendendo a coleção completa das 72 tampinhas por R$ 1.400 (se alguém vai pagar, eu não sei); uma tampinha apenas, por R$ 25,00; e cada cartela por R$ 70,00. Esses itens viraram colecionáveis. O grande problema das tampinhas é que elas enferrujam com o tempo. fr

Nenhum comentário: