SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Por que as janelas dos prédios da orla vivem fechadas?

Andando pela orla do Rio de janeiro, sempre notei que as janelas dos prédios estavam sempre fechadas, apesar da linda vista que os seus moradores têm. Lendo “Estorvo”, livro do Chico Buarque, vejo a razão, simples e compreensível. Têm, mas não podem usufruir.  fr  😊 😊
“Da calçada da praia no outro lado da avenida, olhando por cima de um flamboyant, posso ver o oitavo andar da minha mãe. Mas ela nunca estaria na janela. As pessoas que moram de frente para o mar não aparecem nas janelas. As vidraças vivem fechadas por causa da maresia, que oxida os metais, e para conservar o ar-condicionado. Essas pessoas ainda colocam cortinas com forro por trás das vidraças, e as fachadas ao longo da praia ficam vestidas de cortinas pelo avesso. Nos prédios mais modernos, os arquitetos criaram terraços imitando decks, que são decorados com móveis de vime ou fiberglass, e vasos com arecas ou samambaias. Mas as pessoas dos prédios modernos também têm pudor de aparecer nos terraços.”
“Estorvo”, Chico Buarque, páginas 101 e 102.

Nenhum comentário: