SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

sexta-feira, 13 de março de 2020

Tradicional Imperator do Méier é tombado, mesmo contra a vontade do prefeito Crivella (Que bom!)

           Uma ótima notícia! A Câmara dos Vereadores derrubou, anteontem, dia 11, em sessão extraordinária, o veto do prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) ao projeto de lei do vereador Rafael Aloísio Freitas (MDB), anteriormente aprovado pela Casa, que propõe o tombamento do Imperator, no Méier. O projeto de lei objetiva o tombamento “por interesse histórico e cultural” do imóvel e a função do Imperator - Centro Cultural João Nogueira, localizado na Rua Dias da Cruz nº 170. Com a entrada em vigor da nova lei, em seu artigo 2º, “ficam vedadas a demolição, a descaracterização e a mudança de função da edificação atualmente existente”. Uma excelente medida.
 
 
O Imperator tem mais de 7.200 metros quadrados, divididos em quatro pavimentos, com teatro; três salas de cinema, com 456 lugares; sala de exposições; entre outras atrações ao público. O Imperator - Centro Cultural João Nogueira foi inaugurado em 12 de junho de 2012 pela prefeitura do Rio de Janeiro, após ter passado por dois anos fechado, em reformas. Antes, passou também por vários períodos de inatividade. Nos anos de 1991 a 1995, foi uma casa de espetáculos administrada pela iniciativa particular, tendo recebido shows de artistas como Shirley MacLaine, Paul Simon, Bob Dylan, Roberto Carlos, Caetano Veloso, Gal Costa, entre outros. Em 1995, foi fechado. Em 2002, o então governador do estado, Anthony Garotinho, determinou a desapropriação do Imperator, a fim de ser criado um centro cultural, o que acabou não se concretizando nos anos seguintes.
Em 2009, o governo de Sérgio Cabral Filho (de triste lembrança!) o cedeu à prefeitura, que o colocou em obras, até a inauguração do atual Imperator - Centro Cultural João Nogueira, nome em homenagem ao cantor que nasceu e morou no bairro do Méier. O Imperator originariamente foi um cinema de 1954 a 1986, com 2.400 lugares, a maior sala na América Latina, até o seu fechamento.  Eu mesmo cheguei a frequentar o Imperator e vi alguns filmes lá. Lembro que a sala era enorme e muito bonita, com pilastras e teto que chamavam a atenção pelo bom gosto, bem diferente das salas de hoje em dia, reduzidas a parede e teto lisos. Enfim uma notícia para comemorar!  fr

Nenhum comentário: