SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

quarta-feira, 11 de março de 2020

Coronavírus coloca o mundo inteiro em estado de alerta

           O mundo inteiro está apavorado com a disseminação do novo coronavírus, oficialmente denominado como COVID-19 pela OMS (Organização Mundial de Saúde). O coronavírus já é conhecido dos especialistas desde a década de 1960 e desmembra-se em vários vírus, sendo o COVID-19 o mais recente.  Os primeiros casos foram registrados no final do ano passado na cidade de Wuhan, na China.
A contaminação ocorre através do ar, respirando as gotículas de espirros e da fala de infectados; do contato físico através de beijos, apertos de mão e abraços, ou do contato com superfícies contaminadas, como maçanetas, telefones celulares e barras de apoio de transportes públicos, por exemplo. Os sintomas iniciais são febre alta, tosse, dificuldade de respirar e falta de ar; e podem evoluir para dificuldade respiratória grave e insuficiência renal.
É recomendado lavar constantemente as mãos - evitando de tocar nos olhos, nariz e boca - e os objetos manuseados por outras pessoas. Pelo que eu me informei pela imprensa, as máscaras são indicadas mais para evitar a transmissão do vírus por uma pessoa contaminada, do que evitar o contágio. Ainda não existe vacina. 
 

 
           A OMS declarou hoje que o COVID-19 assumiu proporções de pandemia, ou seja, quando uma doença se espalha por todos os continentes. Até o dia de hoje, 118 mil pessoas já foram infectadas pelo coronavírus em todo o mundo, tendo já sido registradas 4.300 mortes, a maioria na China (3.023), Itália (631) e Irã (291). No Brasil, até o momento foram registrados 52 casos confirmados, incluindo transmitidos aqui mesmo no país, sendo 13 no estado do Rio de Janeiro.
          Os países vêm enfrentando o risco de disseminação do coronavírus como podem, incluindo fechando museus e cancelando eventos esportivos, até mesmo rodadas de campeonatos de futebol. Os Jogos Olímpicos deste ano, marcados para julho e agosto, no Japão, poderão ser remarcados para o fim do ano. A Itália adotou uma espécie de quarentena em todo território, proibindo a saída das pessoas de suas cidades, exceto por razões médicas ou de trabalho; escolas e universidades estão sem aulas até o dia 3 de abril, podendo ser ampliado este prazo. O Irã colocou em liberdade temporária cerca de 70 mil presos, para não disseminar o vírus nas prisões. Uma decisão bastante radical, já que coloca em risco a segurança dos cidadãos, que terão que conviver com tantos criminosos.
          A situação é bastante preocupante, e dá uma noção de como o mundo está vulnerável diante da disseminação dos vírus, inclusive através de possíveis ataques terroristas. Um cenário já abordado em filmes. É muito preocupante!  fr

Nenhum comentário: