SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

terça-feira, 14 de abril de 2020

Botafogo passa a considerar títulos como mundiais, e pode reivindicar reconhecimento da FIFA

O Botafogo registrou em sua página oficial na internet as três conquistas da chamada ‘Pequena Taça do Mundo’ de 1967, 1968 e 1970 como títulos mundiais. Este era um torneio triangular  realizado em Caracas de 1958 a 1981, do qual participaram grandes clubes e seleções europeias e sul-americanas.
No primeiro título, em 1967, o Botafogo venceu o Barcelona, da Espanha, por 3x2, e empatou com o Peñarol, do Uruguai, em 0x0. Em 1968, derrotamos a seleção da Argentina por 1x0, e o Benfica, de Eusébio, por 2x0. Na edição de 1970, o Fogão venceu a seleção da União Soviética por 1x0, e o Spartak Trnava, da Tchecoslováquia, por 2x1.
O Botafogo informou pretender reivindicar à FIFA o reconhecimento dessas conquistas como títulos mundiais. Hoje, porém, li na internet, na página do canal da ESPN, que a FIFA teria respondido a uma consulta da emissora, através de “um porta-voz”. E teria informado que somente reconhece como campeão mundial os vencedores do Mundial organizado pela entidade a partir de 2000. E, ainda segundo a ESPN, os vencedores da Copa Toyota, ou Intercontinental. A emissora também informa que a entidade não respondeu à pergunta se o Botafogo já teria feito alguma reivindicação.
Bom, se for verdade, é um tanto contraditória a posição da FIFA. Afinal, a extinta Copa Toyota também nunca foi organizada pela entidade, assim como o torneio na Venezuela. E aquela copa consistia apenas em um único jogo, no Japão, um jogo festivo organizado por uma multinacional japonesa de carros. Sou de opinião que se o torneio na Venezuela não pode ser reconhecido como “mundial”, a antiga Copa Toyota também não deveria ser. Vamos aguardar para ver qual a posição do Botafogo, e se o clube vai à FIFA. fr

Nenhum comentário: